O USO DE NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS EM PESQUISAS QUALITATIVAS:
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA CULTURAL DE JEROME BRUNER E SUAS APROXIMAÇÕES COM A ANTROPOLOGIA INTERPRETATIVA DE CLIFFORD GEERTZ
Resumo
O estudo da narrativa tem ocupado lugar de destaque nas ciências hu-
manas, em especial ao longo das últimas décadas, configurando um campo inter-
disciplinar. O presente trabalho parte da síntese das contribuições dadas ao estudo
do tema pelo psicólogo Jerome Bruner, buscando identificar possíveis aproxima-
ções entre suas ideias acerca do lugar ocupado pela narrativa na construção da(s)
realidade(s) e as formulações apresentadas pelo antropólogo Clifford Geertz sobre
a cultura como um sistema simbólico. A partir dessa discussão, são considerados
desafios e potencialidades relacionados ao uso das narrativas (auto)biográficas
como recurso metodológico na pesquisa científica. Para ilustrar algumas possi-
bilidades instauradas por tal recurso, é apresentada a narrativa de uma professora
indígena, que relata como os processos de aprendizagem Guarani foram inseridos
em uma nova escola, proporcionando a apropriação da comunidade escolar. Essa
narrativa constitui uma versão da realidade vivenciada pela professora e compar-
tilhada com a expressividade de suas memórias, possibilitando o acesso indireto
a uma pequena parcela do seu mundo e do discurso social existente sobre ele,
os quais puderam ser conhecidos e compreendidos a partir desse ponto de vista.
Copyright (c) 2019 Ivone Maria Mendes Silva, Simone Cristina Dalbello da Silva, Nauíra Zanardo Zanin
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.