Nova chamada para submissões: Dossiê: Estudos Interdisciplinares em Educação e Estratificação Social

17-09-2024

Estudos Interdisciplinares em Educação e Estratificação Social

O dossiê temático propõe abordar o tema da educação articulado a cenários de estratificação social. Nesse sentido, considera o histórico desafio de escolarização em sociedades marcadas por exploração colonial, envolvendo violência contra povos originários e escravidão negra. A desigualdade social repercute na desigualdade escolar, criando um quadro desafiador às políticas públicas e à efetiva inclusão, equidade e justiça cognitiva e social.

Dessa forma, o dossiê recebe contribuições dos campos das Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e da Linguística, Letras e Artes, especialmente sobre as Teorias do Texto e do Discurso. O escopo interdisciplinar objetiva ofertar reflexões teóricas, análises empíricas e novas interpretações que contribuam para o refinamento da percepção da realidade educacional em sociedades assimétricas e hierárquicas.

Interessam trabalhos que versem sobre políticas educacionais, sobre narrativas e discursos de entes públicos e privados do “mercado educacional”, sobre discussões relacionadas a perspectivas de gênero, raça e classe social, com suas respectivas ênfases. Em termos metodológicos, consideram-se abordagens qualitativas, quantitativas e quanti-qualitativas, bem como participantes e participativas.

O dossiê é uma iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Educação e Estratificação Social (GEPIEES), registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq, certificado pela UFFS.

Organizadores

Prof. Dr. Bernardo Mattes Caprara (UFRGS)

Prof. Dr. Giovani Forgiarini Aiub (IFRS)

Prof. Dr. Thiago Ingrassia Pereira (UFFS)

Prazo final para submissão: 28 de fevereiro de 2025