MODELAGEM MATEMÁTICA COMO PROCESSO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PENSAMENTOS ANALÍTICO E REFLEXIVO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2023v5n1.13364

Palabras clave:

Modelagem Matemática, Ensino de Matemática, Educação Matemática

Resumen

O presente artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado Autor2 (2020) e tem como objetivo apresentar potencialidades do uso da Modelagem Matemática no desenvolvimento dos pensamentos analítico e reflexivo dos estudantes. Neste estudo exploratório, descrevemos e analisamos as relações estabelecidas, ao longo de nove encontros, por um grupo de jovens da 1ª série do Ensino Médio de uma escola particular da cidade de São Paulo, na investigação de um tema de seu interesse: Aquecimento Global. Os estudos, discussões e análise das respostas a um questionário, apontaram que as atividades desenvolvidas e as relações estabelecidas durante o processo, proporcionaram uma ampla visão do alcance da matemática, principalmente em relação à conexão do mundo real com as ferramentas utilizadas tradicionalmente em sala de aula. Ao final projeto, foi possível constatar, que o caminho da modelagem matemática se constitui uma opção acessível e viável para desenvolver os pensamentos analítico e reflexivo do estudante.

Publicado

10-09-2023

Cómo citar

SOUZA, José Ocimar Barros de; VALÉRIO, Barbara Corominas. MODELAGEM MATEMÁTICA COMO PROCESSO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PENSAMENTOS ANALÍTICO E REFLEXIVO. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 5, n. 1, p. 13–27, 2023. DOI: 10.36661/2596-318X.2023v5n1.13364. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/13364. Acesso em: 10 mar. 2025.