MANDALAS E A GEOMETRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Autores/as

  • Taís Cristina Dreon
  • Rosane Rossato Binotto UFFS- campus Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2022v4n1.12764

Palabras clave:

Mandalas; Objetos Virtuais de Aprendizagem; GeoGebra; Imaginação Pedagógica

Resumen

O presente trabalho teve como objetivo construir três Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) baseados em mandalas geométricas e realizar análise de possibilidades e potencialidades de conteúdos de geometria e de interação desses objetos, por meio de um exercício de imaginação pedagógica. Desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa e propositiva quanto aos dados, sendo os OVA considerados dados de pesquisa e a partir de sua análise individual descreveram-se conteúdos de geometria que podem ser explorados, bem como os benefícios da interação com o objeto, visualização e a possibilidade de relacionar Matemática e Arte com a realização de um trabalho interdisciplinar. Por fim realizou-se uma classificação dos objetos de conhecimento de geometria presentes nesses OVA, em quadros, por ano, do Ensino Fundamental II, conforme objetos de conhecimento presentes na BNCC, para as unidades temáticas Geometria e, Grandezas e Medidas. Conclui-se que os objetos de conhecimento que podem ser explorados nestes OVA são como polígonos, ângulos, construções geométricas, simetrias, círculo e circunferência, entre outros.

Biografía del autor/a

  • Rosane Rossato Binotto, UFFS- campus Chapecó

    Graduada em Matemática com Mestrado e Doutorado em Matemática.

Publicado

03-08-2022

Cómo citar

DREON, Taís Cristina; ROSSATO BINOTTO, Rosane. MANDALAS E A GEOMETRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 4, n. 1, p. 1–21, 2022. DOI: 10.36661/2596-318X.2022v4n1.12764. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/12764. Acesso em: 10 apr. 2025.