GRAVAÇÕES DE TELAS: CAPTURA DE TOQUES REALIZADOS POR ALUNOS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS

Autores/as

  • Alexandre Rodrigues de Assis SEEDUC/ RJ - UFRRJ
  • Marcos Paulo Henrique
  • Marcelo Almeida Bairral

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2020v2n1.11533

Palabras clave:

Interações, Dispositivo móvel, Toque em telas, Telagravação, Pesquisa

Resumen

Este artigo ilustra como o vídeo gerado por meio da captura de toques em telas pode auxiliar em análises relacionadas à manipulações e raciocínios de discentes da educação básica na resolução de tarefas de geometria. Duas situações de ensino, recortes de pesquisas com características de Design Experiment realizadas com alunos da Educação Básica, são apresentadas como forma de elucidar a utilização dos aplicativos AZ Screen Recorder e Screen Recorder Pro na produção dos dados. A primeira, com o AZ Screen Recorder, destaca as ações e interações dos sujeitos no aprendizado de conceitos relacionados ao estudo de retas e ângulos com o uso do GeoGebra aplicativo em smartphones. O Screen Recorder Pro foi utilizado em tablets para identificar e analisar como alunos realizam toques em telas na resolução de tarefas utilizando as transformações isométricas no plano com o Construtor Geométrico. As telagravações permitiram (re)visitar toques dos estudantes a partir de gravações em duas fontes simultâneas (áudio e interações em tela) utilizando o mesmo aplicativo. As análises apontam que as telagravações viabilizaram identificar interações em telas, que contribuíram para rastrear processos de aprendizagem e para reformular o planejamento do cenário da investigação.

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Publicado

05-08-2020

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

ASSIS, Alexandre Rodrigues de; HENRIQUE, Marcos Paulo; BAIRRAL, Marcelo Almeida. GRAVAÇÕES DE TELAS: CAPTURA DE TOQUES REALIZADOS POR ALUNOS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 2, n. 1, p. 19–32, 2020. DOI: 10.36661/2596-318X.2020v2n1.11533. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/11533. Acesso em: 10 apr. 2025.