ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA O LETRAMENTO ESTATÍSTICO CRÍTICO
DOI:
https://doi.org/10.36661/2596-318X.2025v7n1.15080Palavras-chave:
Educação Matemática, Letramento Estatístico, Ensino por Investigação, LEMResumo
O presente trabalho analisa como atividades de Ensino por Investigação no contexto da Estatística podem contribuir para o desenvolvimento do Letramento Estatístico crítico de futuros professores de Matemática. Busca-se promover a reflexão sobre a natureza social dos dados, superar a ideologia da certeza e construir práticas pedagógicas mais críticas. Para isso, foi conduzida uma atividade com estudantes de Licenciatura em Matemática, envolvendo a coleta, organização e apresentação de dados estatísticos em uma dinâmica realizada no Laboratório de Educação Matemática. A pesquisa é de caráter qualitativo e interpretativo, com foco em medidas de tendência central, porcentagem e representações gráficas. A dinâmica investigou como os acadêmicos analisam e apresentam resultados estatísticos, tanto oralmente quanto por meio de recursos visuais. Ao final, aplicou-se um questionário para avaliar a eficácia da proposta e possíveis aplicações na educação básica. Os resultados, analisados à luz da Educação Matemática Crítica, mostram que, embora os acadêmicos apresentem habilidades satisfatórias de organização e exposição dos dados, ainda enfrentam desafios na proposição de reflexões críticas. Concluímos que o Ensino por Investigação é um caminho potente para fomentar o Letramento Estatístico crítico na Educação Matemática.
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