PROCESSOS COGNITIVOS DE SEGMENTAÇÃO E DE RECONTEXTUALIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM DO MOVIMENTO DE ARREMESSO VERTICAL/QUEDA LIVRE

Autores

  • Méricles Thadeu Moretti

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2024v6n2.14927

Palavras-chave:

unidades significantes; segmentação cognitiva; recontextualização cognitiva; movimento de arremesso vertical/queda livre; aprendizagem científica

Resumo

Duval, em seu livro mais importante publicado em 1995, sobre a sua teoria semiocognitiva de aprendizagem intelectual, traz um estudo bastante completo sobre a compreensão de texto, tema importante para qualquer disciplina; na matemática, por exemplo, a compreensão do enunciado de problemas, teoremas, definições são partes integrantes da sua aprendizagem; esse autor procurou identificar e relacionar entre si as unidades significantes no registro em língua natural por meio de dois procedimentos cognitivos denominados segmentação e recontextualização. As unidades significantes são importantes na formação e nas operações relacionadas aos registros de representação semiótica; esses procedimentos, que procuram ressaltar as unidades significantes, apontam perspectivas didáticas, como essa que se pretendeu nesse estudo: considerar os registros algébrico e cartesiano como base das operações cognitivas de segmentação e recontextualização. Na compreensão de texto, além da variável associada à organização, há outra pertinente ao conteúdo cognitivo que é o que o texto procura veicular: nesse trabalho, escolheu-se para esse fim um caso regido pelas equações do movimento retilíneo uniformemente variado - arremesso vertical/queda livre. Deste modo, elaborou-se um estudo em que as representações algébricas e cartesianas são coordenadas para subsidiar a compreensão desse movimento a partir dos processos cognitivos de segmentação e recontextualização.

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Publicado

14-02-2025

Como Citar

MORETTI, Méricles Thadeu. PROCESSOS COGNITIVOS DE SEGMENTAÇÃO E DE RECONTEXTUALIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM DO MOVIMENTO DE ARREMESSO VERTICAL/QUEDA LIVRE. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 6, n. 2, p. 212–233, 2025. DOI: 10.36661/2596-318X.2024v6n2.14927. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/14927. Acesso em: 1 abr. 2025.