INFLUÊNCIA DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIFAP
DOI:
https://doi.org/10.36661/2596-318X.2024v6n2.14846Palavras-chave:
Educação Matemática, Laboratório de Ensino de Matemática, Práticas Pedagógicas, Formação DocenteResumo
O domínio do conteúdo matemático não é condição suficiente para o docente promover o processo de ensino e aprendizagem. O Laboratório de Ensino de Matemática desempenha um papel fundamental na formação inicial de professores de matemática, funcionando como um espaço que transcende a sala de aula tradicional. Nele, os futuros educadores têm a oportunidade de vivenciar práticas pedagógicas inovadoras, explorar diferentes metodologias de ensino e interagir diretamente com recursos concretos e tecnológicos que potencializam o processo de aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo realizar um resgate histórico do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) vinculado ao curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), identificando as principais contribuições da utilização do LEM para a formação inicial do professor de matemática. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, desenvolvendo-se em duas etapas: pesquisa bibliográfica, considerando os autores influentes na temática, e pesquisa história oral, por meio de entrevistas, coletando depoimentos de professores do curso de licenciatura em matemática da UNIFAP. Foi possível perceber que o LEM tem sido utilizado como um ambiente de experimentações, onde os acadêmicos testam, criam e recriam formas de ensinar matemática com diferentes recursos disponíveis no acervo do LEM, contribuindo significativamente para formação inicial do professor de matemática.