A EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.36661/2596-318X.2025v7n1.14420Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Proposição de Problemas, Protocolo PRISMA., Exploração de ProblemasResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma Revisão Sistemática de Literatura acerca das produções sobre a Exploração-Resolução-Proposição de Problemas (ERP) no ensino-aprendizagem de matemática, expondo não apenas uma organização de dados, mas também uma noção sobre o que vem sendo produzido por pesquisas acadêmicas buscando mostrar sobre o tema, possíveis lacunas e pontos de convergência, além de nortear sobre o campo da ERP. A pesquisa foi norteada pela seguinte indagação: Quais são as potencialidades e limitações que a Exploração-Resolução-Proposição de Problemas vem trazendo para o processo de ensino-aprendizagem de matemática? A Revisão Sistemática de Literatura foi baseada no protocolo PRISMA. Foram encontradas potencialidades no uso da ERP que atingem o ensino-aprendizado de matemática, tais como o desenvolvimento de caraterísticas como autonomia, confiança, criatividade, consciência na tomada de decisões, desenvolvimento de estratégias, autoestima, curiosidade e interesse pelo assunto e por temas sociais, políticos, econômicos e culturais. No que tange as limitações, foi evidenciado que o uso do tempo, a multicontextualidade da sala de aula foram variáveis que desafiavam os pesquisadores, todavia esses mesmos aspectos, com o desenvolvimento das pesquisas, mostraram-se favoráveis para um ensino-aprendizagem construtivo, crítico e eficaz.
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