EXPLORAR ACONTECIMENTOS COMPLEMENTARES EM PROBABILIDADES POR FUTUROS PROFESSORES DOS PRIMEIROS ANOS

Palavras-chave: Probabilidades, acontecimentos complementares, futuros professores, primeiros anos escolares

Resumo

No artigo apresenta-se um estudo com estudantes, futuros professores dos primeiros anos escolares, sobre acontecimentos complementares, a partir dos objetivos: 1) verificar se dois acontecimentos dados são ou não complementares; 2) enunciar a definição de acontecimentos complementares; e 3) formular exemplos de acontecimentos complementares. Participaram no estudo 37 estudantes do 2º ano do curso de Licenciatura em Educação Básica, que frequentavam uma universidade do norte de Portugal. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário com várias tarefas sobre diversos tipos de acontecimentos, sendo que no estudo foram usados os dados resultantes das respostas dadas pelos estudantes a apenas uma tarefa com quatro itens, envolvendo a classificação, definição e formulação de acontecimentos complementares. Em termos de resultados, destaca-se que mais de metade dos estudantes foi capaz de classificar acontecimentos em complementares ou não complementares e de formular exemplos de acontecimentos complementares, mas muito poucos justificaram adequadamente as suas respostas. Já os estudantes tiveram mais dificuldades em definir acontecimentos complementares, com cerca de um em cada três a enunciar corretamente a definição. Contudo, mesmo os estudantes que apresentaram definições corretas e completas tiveram dificuldade em aplicar essas definições para justicarem a classificação dos acontecimentos em complementares ou não complementares e a exemplificação de acontecimentos complementares, o que destaca a necessidade dos estudantes praticarem tais justificações.

Publicado
03-07-2024
Como Citar
FERNANDES, J. EXPLORAR ACONTECIMENTOS COMPLEMENTARES EM PROBABILIDADES POR FUTUROS PROFESSORES DOS PRIMEIROS ANOS. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 6, n. 1, p. 77 - 99, 3 jul. 2024.