EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
UMA ANÁLISE DE PESQUISAS DISPONÍVEIS NO PORTAL DA CAPES
DOI:
https://doi.org/10.36661/2596-318X.2024v6n2.14381Palavras-chave:
Educação Financeira, Matemática, Ensino Fundamental, Anos FinaisResumo
O objetivo deste estudo foi analisar publicações acerca de pesquisas relacionadas ao ensino e aprendizagem da Educação Financeira para os Anos Finais do Ensino Fundamental. De cunho qualitativo, a pesquisa analisou o corpus, constituído de 15 artigos oriundos de busca no banco de dados Periódicos Capes, por meio da Análise de Conteúdo. Dentre os resultados, foram geradas 6 categorias emergentes: C1 - ano letivo de aplicação da pesquisa, C2 - educação financeira e tecnologia, C3 - produção de material didático, C4 - rede de aplicação da pesquisa, C5 - finalidades específicas do trabalho, e C6 - trabalho realizado durante a pandemia do COVID-19. Dentre eles, ressalta-se a possibilidade do uso de diversas metodologias para o ensino do conteúdo estudado, a constatação de que o 7º ano foi a fase em que as pesquisas foram menos aplicadas e de que apenas três trabalhos envolveram a tecnologia no ensino do tema investigado, o que nos retrata a carência de tais ferramentas para o desenvolvimento dos alunos no tocante às finanças. Além disso, identificamos a preocupação dos pesquisadores com relação ao entendimento dos aprendizes sobre a Educação Financeira, fato que ficou visível devido a quantidade de artigos com este objetivo.