EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

UMA ANÁLISE DE PESQUISAS DISPONÍVEIS NO PORTAL DA CAPES

Palavras-chave: Educação Financeira, Matemática, Ensino Fundamental, Anos Finais

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar publicações acerca de pesquisas relacionadas ao ensino e aprendizagem da Educação Financeira para os Anos Finais do Ensino Fundamental. De cunho qualitativo, a pesquisa analisou o corpus, constituído de 15 artigos oriundos de busca no banco de dados Periódicos Capes, por meio da Análise de Conteúdo. Dentre os resultados, foram geradas 6 categorias emergentes: C1 - ano letivo de aplicação da pesquisa, C2 - educação financeira e tecnologia, C3 - produção de material didático, C4 - rede de aplicação da pesquisa, C5 - finalidades específicas do trabalho, e C6 - trabalho realizado durante a pandemia do COVID-19. Dentre eles, ressalta-se a possibilidade do uso de diversas metodologias para o ensino do conteúdo estudado, a constatação de que o 7º ano foi a fase em que as pesquisas foram menos aplicadas e de que apenas três trabalhos envolveram a tecnologia no ensino do tema investigado, o que nos retrata a carência de tais ferramentas para o desenvolvimento dos alunos no tocante às finanças. Além disso, identificamos a preocupação dos pesquisadores com relação ao entendimento dos aprendizes sobre a Educação Financeira, fato que ficou visível devido a quantidade de artigos com este objetivo.

Biografia do Autor

Daniel Trevisan Sanzovo, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática: Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus de Jacarezinho (UENP/CJ), colegiado de Matemática.

Publicado
27-11-2024
Como Citar
SANTOS, A.; VILAS BOAS, L.; BARRETO, R.; SANZOVO, D. EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 6, n. 2, p. 155 - 171, 27 nov. 2024.