LABORATÓRIOS DE ENSINO DE MATEMÁTICA COMO ELEMENTO DE RETROALIMENTAÇÃO DA TRÍADE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2024v6n1.14227

Palavras-chave:

LEM, GeoGebra, Curricularização da Extensão, Licenciatura em Matemática

Resumo

O Laboratório de Ensino de Matemática é um ambiente físico que favorece o desenvolvimento de materiais e atividades para o ensino e aprendizagem da matemática. Embora já consolidado nos cursos de Licenciatura em Matemática e compondo as grades curriculares de forma implícita ou explícita, sua atuação e relações com atividades fora do contexto das instituições de ensino superior ainda é incipiente. Considerando as consequências das ações desenvolvidas no período pós-pandêmico, o aspecto físico dos laboratórios se tornou um elemento limitador naquele momento, exigindo que alguns cursos precisassem repensar seu formato, incentivando a criação de ambientes virtuais com finalidades e propostas semelhantes. Fundamentando-se metodologicamente nos princípios da pesquisa-ação, a partir da análise de experiências vivenciadas pelos autores que, este artigo busca mostrar que, além dos laboratórios físicos e virtuais terem um potencial de complementaridade, ao serem associados às ações extensionistas, possuem uma possibilidade de fortalecer a aproximação dos mesmos à Educação Básica. Por fim, são realizadas reflexões que indicam que os projetos de extensão envolvendo a comunidade escolar e esses ambientes podem gerar um processo de retroalimentação entre os eixos de ensino, pesquisa e extensão que fortalecem os princípios das ações desenvolvidas em cursos de Licenciatura em Matemática.  

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Publicado

18-06-2024

Como Citar

GODOI, Maycon Cristian; KLÖPSCH, Cristiane. LABORATÓRIOS DE ENSINO DE MATEMÁTICA COMO ELEMENTO DE RETROALIMENTAÇÃO DA TRÍADE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 6, n. 1, p. 21–35, 2024. DOI: 10.36661/2596-318X.2024v6n1.14227. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/14227. Acesso em: 11 mar. 2025.