QUADRILÁTEROS INSCRITÍVEIS E GEOGEBRA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Palavras-chave: Quadriláteros inscritíveis, Ensino remoto, Teorema de Ptolomeu, Fórmula de Brahmagupta

Resumo

Neste trabalho é relatada uma experiência com alunos do 3° ano do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional de um Instituto Federal, a qual tinha como tema a aprendizagem de quadriláteros inscritíveis a partir da utilização do software GeoGebra, sendo realizada inteiramente de modo remoto a parir do uso de ferramentas de tecnologias digitais de informação e comunicação. A experiência ocorreu sob a forma de quatro oficinas, as quais abordaram, sequencialmente, os conteúdos de ângulo inscrito e ângulo central correspondente; a condição necessária e suficiente para um quadrilátero ser inscritível a uma circunferência; o teorema de Ptolomeu; e, a fórmula de Brahmagupta. Ao término da aplicação de todas as oficinas, conclui-se que a utilização do GeoGebra contribuiu para a aprendizagem dos estudantes de um conteúdo de Geometria. Porém, ao decorrer das oficinas a respeito do teorema de Ptolomeu e da fórmula de Brahmagupta, o GeoGebra apresentou algumas inconsistências que se referem à exatidão de valores, indicando-se, provavelmente um problema inerente a sua arquitetura computacional e numérica, mas essas inconsistências foram contornadas pelos professores pesquisadores utilizando uma ferramenta do próprio software que permite alterar o número de casas decimais de seus valores, desta forma sem demais prejuízos aos objetivos de aprendizagem.

Biografia do Autor

Lucas Morais Melo, SEE/MG

Especialista em Ensino e Tecnologias Educacionais

Roseana Moreira de Figueiredo Coelho, IFMG

Mestre em Educação Matemática

Silvino Domingos Neto, IFMG

Mestre em Matemática

Publicado
01-04-2024
Como Citar
MELO, L.; FIGUEIREDO COELHO, R.; NETO, S. QUADRILÁTEROS INSCRITÍVEIS E GEOGEBRA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 5, n. 2, p. 163 -188, 1 abr. 2024.
Seção
Relatos de experiência