CONTRA A ORTODOXIA ÉPSILON-DELTA: UM MANIFESTO EM DEFESA DO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL COM INFINITÉSIMOS

Palavras-chave: Ensino de Cálculo Diferencial e Integral, Cálculo infinitesimal, Elementos infinitesimais, Análise não - standard, Educação matemática

Resumo

O trabalho que aqui se apresenta pode ser lido como um manifesto em defesa de uma metodologia de ensino do Cálculo Diferencial e Integral que se apoia no emprego deliberado e ostensivo dos elementos infinitesimais, privilegiando as concepções mais intuitivas e espontâneas dos alunos. Nesse sentido, um manifesto em favor da adoção das mais diversas abordagens baseadas, direta ou indiretamente, na análise não-standard desenvolvida por Abraham Robinson no início dos anos 1960, que reabilitou os elementos infinitesimais para a análise. Ademais, o presente trabalho delineia um conjunto de temáticas de pesquisa relevantes para balizar um trabalho de investigação futuro, cuja finalidade última consiste na definição detalhada de estratégias didáticas alternativas, bem como na elaboração de material didático correspondente, capazes de tornar mais exitoso o processo de ensino-aprendizagem, nos cursos superiores, da matéria de Cálculo Diferencial e Integral.

Publicado
21-02-2024
Como Citar
CHIARELLO, M. CONTRA A ORTODOXIA ÉPSILON-DELTA: UM MANIFESTO EM DEFESA DO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL COM INFINITÉSIMOS. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 5, n. 2, p. 137-162, 21 fev. 2024.