AS SOCIEDADES CIENTÍFICAS E A PROFISSIONALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA SEGUNDO A NOÇÃO DE CAMPO DE BOURDIEU: O EXEMPLO DA SBEM E A CONSOLIDAÇÃO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

  • Alexandre Lauriano Copelli Universidade Federal de São Paulo
Palavras-chave: Profissionalização da Docência, Campo em Bourdieu, Sociedades Científicas

Resumo

Com o tema da noção de campo em Pierre Bourdieu, esse estudo delimita-se a investigar o papel das sociedades científicas para a profissionalização docente, com ênfase no campo da Educação Matemática, procurando responder ao seguinte questionamento: qual a importância das sociedades científicas educacionais para o estabelecimento do campo da docência e sua profissionalização? Uma questão ligada ao objetivo de compreender como a noção de campo explica o processo de profissionalização da docência em matemática. Essa pesquisa se justifica pela necessidade de ampliação dos estudos acerca da profissionalização docente, uma vez que essa área sofre com grande desvalorização cultural por não conseguir afirmar seus objetos específicos de estudo e seu espaço dentro do campo social. Para responder a isso, utilizou-se a metodologia de revisão bibliográfica. Como conclusão, verificou-se a que a profissionalização de um campo requer a definição de um objeto específico de estudo e a institucionalização da profissão a partir de entidades que detenham o direito exclusivo de formar os trabalhadores e autonomia para trabalhar com o objeto que compõe o seu campo de estudo, algo que ainda não está presente no campo da docência e que pode ser conquistado junto ao trabalho de sociedades científicas.

Publicado
25-09-2023
Como Citar
COPELLI, A. AS SOCIEDADES CIENTÍFICAS E A PROFISSIONALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA SEGUNDO A NOÇÃO DE CAMPO DE BOURDIEU: O EXEMPLO DA SBEM E A CONSOLIDAÇÃO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 5, n. 1, p. 28 - 42, 25 set. 2023.