DESEMPENHO DE ESTUDANTES ANGOLANOS DO ENSINO SUPERIOR EM ESTATÍSTICA DESCRITIVA: SELEÇÃO VERSUS APLICAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2023v5n2.13788

Palavras-chave:

Estatística Descritiva, ferramentas estatísticas, desempenho, estudantes angolanos, ensino superior

Resumo

Neste artigo estuda-se o desempenho de estudantes angolanos do ensino superior ao selecionar e aplicar ferramentas de Estatística Descritiva, gráficas e numéricas, assim como comparar o desempenho ao selecionar e aplicar essas ferramentas. Participaram no estudo 87 estudantes do ensino superior, que se encontravam a frequentar o 2.º ano dos cursos de Licenciatura em Contabilidade e Gestão e em Zootecnia, de um Instituto Superior Politécnico de Angola. Os estudantes responderam a um questionário sobre a seleção e aplicação de ferramentas de Estatística Descritiva, designadamente, representações tabelares e gráficas, estatísticas de localização e dispersão, simetria e dispersão de uma distribuição e estatísticas de correlação e regressão lineares. Em termos de resultados, destaca-se, em geral, o fraco desempenho dos estudantes tanto na seleção como na aplicação das ferramentas estatísticas e um melhor desempenho na seleção do que na aplicação dessas ferramentas. Estes resultados destacam a necessidade de melhorar o desempenho dos estudantes, pois as ferramentas de Estatística Descritiva são da maior relevância para o emprego, a vida quotidiana e a participação social.

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

FERNANDES, José António; NETO, Nelson Osvaldo. DESEMPENHO DE ESTUDANTES ANGOLANOS DO ENSINO SUPERIOR EM ESTATÍSTICA DESCRITIVA: SELEÇÃO VERSUS APLICAÇÃO. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 5, n. 2, p. 97–117, 2023. DOI: 10.36661/2596-318X.2023v5n2.13788. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/13788. Acesso em: 7 mar. 2025.