DESEMPENHO DE ESTUDANTES ANGOLANOS DO ENSINO SUPERIOR EM ESTATÍSTICA DESCRITIVA: SELEÇÃO VERSUS APLICAÇÃO
Resumo
Neste artigo estuda-se o desempenho de estudantes angolanos do ensino superior ao selecionar e aplicar ferramentas de Estatística Descritiva, gráficas e numéricas, assim como comparar o desempenho ao selecionar e aplicar essas ferramentas. Participaram no estudo 87 estudantes do ensino superior, que se encontravam a frequentar o 2.º ano dos cursos de Licenciatura em Contabilidade e Gestão e em Zootecnia, de um Instituto Superior Politécnico de Angola. Os estudantes responderam a um questionário sobre a seleção e aplicação de ferramentas de Estatística Descritiva, designadamente, representações tabelares e gráficas, estatísticas de localização e dispersão, simetria e dispersão de uma distribuição e estatísticas de correlação e regressão lineares. Em termos de resultados, destaca-se, em geral, o fraco desempenho dos estudantes tanto na seleção como na aplicação das ferramentas estatísticas e um melhor desempenho na seleção do que na aplicação dessas ferramentas. Estes resultados destacam a necessidade de melhorar o desempenho dos estudantes, pois as ferramentas de Estatística Descritiva são da maior relevância para o emprego, a vida quotidiana e a participação social.
Copyright (c) 2023 Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.