CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NO CURSO DE MATEMÁTICA
UMA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES NO ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.36661/2596-318X.2022v4n1.12970Palavras-chave:
Educação Matemática, Ensino de Cálculo Diferencial e Integral, Pandemia Covid-19, Licenciatura e Bacharelado em MatemáticaResumo
Ao final de dezembro de 2019, iniciaram os primeiros casos de Covid-19 na China, vírus que gerou uma pandemia, impactando os países espalhados em diversos continentes. No Brasil, essa doença se alastrou a partir de março de 2020, fazendo com que estabelecimentos de ensino interrompessem as aulas presenciais. Dessa forma, instituições da Educação Básica e do Ensino Superior passaram a adotar processos de ensino e aprendizagem de forma remota, através de plataformas como o Google Meet e Classroom. Nesse contexto, objetivamos relatar uma experiência de discentes do Curso de Matemática de uma universidade pública paulista, enquanto estudantes na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I ofertada de forma remota no ano de 2020. Para tanto, apresentamos reflexões teóricas sobre o ensino de Cálculo, realizadas a partir de uma pesquisa qualitativa. Como procedimento de produção de dados, adotamos um questionário respondido por 12 graduandos em Matemática da referida instituição. A análise dos dados nos permite concluir que, em sua maioria, os estudantes revelaram dificuldades advindas da Educação Básica e, apesar do descontentamento com o ensino remoto, houve plataformas que foram assinaladas como benéficas no processo de ensino e aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral.