CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NO CURSO DE MATEMÁTICA

UMA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES NO ENSINO REMOTO

Palavras-chave: Educação Matemática, Ensino de Cálculo Diferencial e Integral, Pandemia Covid-19, Licenciatura e Bacharelado em Matemática

Resumo

Ao final de dezembro de 2019, iniciaram os primeiros casos de Covid-19 na China, vírus que gerou uma pandemia, impactando os países espalhados em diversos continentes. No Brasil, essa doença se alastrou a partir de março de 2020, fazendo com que estabelecimentos de ensino interrompessem as aulas presenciais. Dessa forma, instituições da Educação Básica e do Ensino Superior passaram a adotar processos de ensino e aprendizagem de forma remota, através de plataformas como o Google Meet e Classroom. Nesse contexto, objetivamos relatar uma experiência de discentes do Curso de Matemática de uma universidade pública paulista, enquanto estudantes na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I ofertada de forma remota no ano de 2020. Para tanto, apresentamos reflexões teóricas sobre o ensino de Cálculo, realizadas a partir de uma pesquisa qualitativa. Como procedimento de produção de dados, adotamos um questionário respondido por 12 graduandos em Matemática da referida instituição. A análise dos dados nos permite concluir que, em sua maioria, os estudantes revelaram dificuldades advindas da Educação Básica e, apesar do descontentamento com o ensino remoto, houve plataformas que foram assinaladas como benéficas no processo de ensino e aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral.

Biografia do Autor

Arthur Medeiros Barros, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Graduando em Matemática (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP- Câmpus de Rio Claro). Atualmente, estuda/pesquisa sobre Equações Diferenciais Ordinárias com o interesse nas EDOs com Impulsos e suas aplicações (iniciação científica). Em complemento, Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-2020/2021) e orientando da iniciação cientifica : Um estudo sobre Equações Diferenciais Ordinárias. Durante a Educação Básica foi monitor voluntário e, logo após ingressar na universidade, ministrou aulas de Matemática no cursinho popular: Oriente-se. Tem interesse nos seguintes temas: Educação Matemática; Matemática por meio de fluxogramas; Ensino de Cálculo Diferencial e Integral; Equações Diferenciais Ordinárias; Equações Diferenciais Impulsivas.

Andrei Luís Berres Hartmann, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Cursou Ensino Médio Técnico em Móveis no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar, Santa Rosa). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com participação em projetos de pesquisa, ensino e extensão, com bolsa do Programa de Licenciaturas (PROLICEN), atuando em pesquisas com enfoque na formação de professores, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), pesquisando na área de Educação Financeira, estudos aprofundando Álgebra Linear, trabalho de Acompanhamento Pedagógico e monitoria de Cálculo com alunos do CTISM-UFSM. Foi membro coordenador do Diretório Acadêmico do Curso de Matemática da UFSM (2018 - 2019), participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat) e Educação Matemática: grupo de estudos e pesquisas (EMgep). É mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP, Rio Claro), com pesquisa voltada a formação de professores de Matemática com relação a Educação Financeira. É doutorando em Educação Matemática pelo mesmo programa. É membro do Grupo de Pesquisas em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM) e Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática (DIEEM). É editor executivo do Bolema (qualis A1 em Ensino e Educação). É representante discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) e membro do conselho desse mesmo programa. Atua como professor substituto do Departamento de Matemática da Unesp, Rio Claro/SP. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente com os seguintes temas: Educação Financeira, Educação Matemática Crítica, formação de professores, ensino de Cálculo e Álgebra Linear. 

Publicado
09-08-2022
Como Citar
MEDEIROS BARROS, A.; QUEIROZ DA SILVA, K.; BERRES HARTMANN, A. CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NO CURSO DE MATEMÁTICA. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 4, n. 1, p. 42 - 61, 9 ago. 2022.