TEATRO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

POSSIBILIDADES PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS E PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2022v4n1.12960

Palavras-chave:

Teatro; Resolução de Problemas; Ensino de Matemática

Resumo

Neste trabalho é apresentada uma reflexão e um estudo de possibilidades da combinação da metodologia de Resolução de Problemas com técnicas teatrais para o ensino de funções exponenciais e progressões geométricas. Parte-se da teoria de Polya sobre a Resolução de Problemas e da prática de Brecht com o Teatro como forma de comunicação e instrução do público, encarado como agente ativo na peça teatral. Investiga-se as possibilidades de aplicação em sala de aula de peças interativas que estimulem os alunos a resolverem problemas envolvendo conceitos matemáticos. A metodologia adotada nesse artigo foi a pesquisa propositiva bibliográfica, baseada no estudo de possibilidades e imaginação pedagógica, proposta por Skovsmose. A pesquisa foi realizada a partir de uma atividade desenvolvida no componente curricular de Metodologia de Ensino em um curso de Licenciatura em Matemática, tendo como foco sua aplicabilidade no Ensino Médio. Como resultados, pode-se apontar o entusiasmo do público da peça teatral e que a literatura já apresenta algumas possibilidades de articulação entre Teatro e Matemática, porém, o exercício de imaginação pedagógica permite refletir sobre novas possibilidades.

Biografia do Autor

  • Mônica Marina Sordi, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Licencianda em Matemática: UFFS, monicamarinasordi@outlook.com

  • Pablo Mucelini, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Licenciando em Matemática: UFFS, pablo.mucelini@gmail.com

  • Vitor José Petry, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Doutor em Matemática Aplicada: UFFS, vitor.petry@uffs.edu.br

Downloads

Publicado

09-08-2022

Como Citar

SORDI, Mônica Marina; MUCELINI, Pablo; PETRY, Vitor José. TEATRO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS E PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 4, n. 1, p. 62–80, 2022. DOI: 10.36661/2596-318X.2022v4n1.12960. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/12960. Acesso em: 6 abr. 2025.