TEATRO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

POSSIBILIDADES PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS E PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS

Palavras-chave: Teatro; Resolução de Problemas; Ensino de Matemática

Resumo

Neste trabalho é apresentada uma reflexão e um estudo de possibilidades da combinação da metodologia de Resolução de Problemas com técnicas teatrais para o ensino de funções exponenciais e progressões geométricas. Parte-se da teoria de Polya sobre a Resolução de Problemas e da prática de Brecht com o Teatro como forma de comunicação e instrução do público, encarado como agente ativo na peça teatral. Investiga-se as possibilidades de aplicação em sala de aula de peças interativas que estimulem os alunos a resolverem problemas envolvendo conceitos matemáticos. A metodologia adotada nesse artigo foi a pesquisa propositiva bibliográfica, baseada no estudo de possibilidades e imaginação pedagógica, proposta por Skovsmose. A pesquisa foi realizada a partir de uma atividade desenvolvida no componente curricular de Metodologia de Ensino em um curso de Licenciatura em Matemática, tendo como foco sua aplicabilidade no Ensino Médio. Como resultados, pode-se apontar o entusiasmo do público da peça teatral e que a literatura já apresenta algumas possibilidades de articulação entre Teatro e Matemática, porém, o exercício de imaginação pedagógica permite refletir sobre novas possibilidades.

Biografia do Autor

Mônica Marina Sordi, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Licencianda em Matemática: UFFS, monicamarinasordi@outlook.com

Pablo Mucelini, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Licenciando em Matemática: UFFS, pablo.mucelini@gmail.com

Vitor José Petry, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutor em Matemática Aplicada: UFFS, vitor.petry@uffs.edu.br

Publicado
09-08-2022
Como Citar
SORDI, M.; MUCELINI, P.; PETRY, V. TEATRO NO ENSINO DA MATEMÁTICA. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 4, n. 1, p. 62-80, 9 ago. 2022.