TEATRO NO ENSINO DA MATEMÁTICA
POSSIBILIDADES PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS E PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS
DOI:
https://doi.org/10.36661/2596-318X.2022v4n1.12960Palavras-chave:
Teatro; Resolução de Problemas; Ensino de MatemáticaResumo
Neste trabalho é apresentada uma reflexão e um estudo de possibilidades da combinação da metodologia de Resolução de Problemas com técnicas teatrais para o ensino de funções exponenciais e progressões geométricas. Parte-se da teoria de Polya sobre a Resolução de Problemas e da prática de Brecht com o Teatro como forma de comunicação e instrução do público, encarado como agente ativo na peça teatral. Investiga-se as possibilidades de aplicação em sala de aula de peças interativas que estimulem os alunos a resolverem problemas envolvendo conceitos matemáticos. A metodologia adotada nesse artigo foi a pesquisa propositiva bibliográfica, baseada no estudo de possibilidades e imaginação pedagógica, proposta por Skovsmose. A pesquisa foi realizada a partir de uma atividade desenvolvida no componente curricular de Metodologia de Ensino em um curso de Licenciatura em Matemática, tendo como foco sua aplicabilidade no Ensino Médio. Como resultados, pode-se apontar o entusiasmo do público da peça teatral e que a literatura já apresenta algumas possibilidades de articulação entre Teatro e Matemática, porém, o exercício de imaginação pedagógica permite refletir sobre novas possibilidades.