UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL

DINAMIZANDO OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

  • Celso Eduardo Brito Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA http://orcid.org/0000-0001-6535-4860
  • Ícaro Benevides Simões
Palavras-chave: tecnologias digitais, sequência didática, software geogebra, trrs, teoria da instrumentação

Resumo

Considerando que a utilização de tecnologias digitais tem se tornado comum em sala de aula, o presente trabalho tem como objetivo geral verificar os pontos positivos e negativos da utilização do modelo desenvolvido no software para a aprendizagem da Função Exponencial. Para isso, necessitou-se da aplicação de uma sequência didática que foi intermediada pelo autor durante o período de sua participação na Residência Pedagógica em turma de 2° ano do Ensino Médio do IFBA – Campus Eunápolis. Cabe salientar que para o presente trabalho foi necessário o estudo de referenciais teóricos que serviram de embasamento e aprendizado para aprofundamento acadêmico, como por exemplo: TRRS (Teoria dos Registros de Representação Semiótica) e a Teoria da Instrumentação. Assim, temos como problema geral: Quais são os pontos positivos e negativos da inserção da tecnologia digital, mediante construção do modelo dinâmico no software GeoGebra, para o estudo da Função Exponencial relacionado a Progressão Geométrica em turma de 2º ano do Ensino Médio? Dessa forma, é importante ressaltar que os resultados obtidos foram por meio do percurso metodológico traçado: formulário aplicado aos estudantes, através do Google Forms, em consonância com a aplicação da sequência didática atrelada ao modelo desenvolvido no software GeoGebra.

Publicado
03-08-2022
Como Citar
BRITO, C.; SIMÕES, ÍCARO. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 4, n. 1, p. 22-41, 3 ago. 2022.