UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL
DINAMIZANDO OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
Resumo
Considerando que a utilização de tecnologias digitais tem se tornado comum em sala de aula, o presente trabalho tem como objetivo geral verificar os pontos positivos e negativos da utilização do modelo desenvolvido no software para a aprendizagem da Função Exponencial. Para isso, necessitou-se da aplicação de uma sequência didática que foi intermediada pelo autor durante o período de sua participação na Residência Pedagógica em turma de 2° ano do Ensino Médio do IFBA – Campus Eunápolis. Cabe salientar que para o presente trabalho foi necessário o estudo de referenciais teóricos que serviram de embasamento e aprendizado para aprofundamento acadêmico, como por exemplo: TRRS (Teoria dos Registros de Representação Semiótica) e a Teoria da Instrumentação. Assim, temos como problema geral: Quais são os pontos positivos e negativos da inserção da tecnologia digital, mediante construção do modelo dinâmico no software GeoGebra, para o estudo da Função Exponencial relacionado a Progressão Geométrica em turma de 2º ano do Ensino Médio? Dessa forma, é importante ressaltar que os resultados obtidos foram por meio do percurso metodológico traçado: formulário aplicado aos estudantes, através do Google Forms, em consonância com a aplicação da sequência didática atrelada ao modelo desenvolvido no software GeoGebra.
Copyright (c) 2022 Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.