ETNOMATEMÁTICA E A CONSTRUÇÃO CIVIL: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

  • Karen Vitoria Almeida Marques
  • Márcio de Albuquerque Vianna UFRRJ
Palavras-chave: Etnomatemática, EJA, construção civil, pedreiro, etnografia

Resumo

O presente trabalho busca apontar relações entre a matemática praticada por trabalhadores da construção civil e a matemática escolar. As teorias utilizadas para pautar essa ideia foram apoiadas na Etnomatemática. Com isso, o principal objetivo deste estudo é uma proposta voltada para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), visto que a grande parte dos estudantes dessa modalidade encontra-se neste mercado de trabalho, ou já teve experiência na construção civil. Dessa maneira, também foi feito um levantamento teórico a respeito dessa modalidade de ensino: a EJA. A pesquisa conta com um estudo de caso realizado com um trabalhador da construção civil, popularmente conhecido por pedreiro, que também foi aluno da EJA. O caminho metodológico escolhido para elaboração desse estudo foi com base em características etnográficas. Por fim, são apresentadas sugestões de abordagem em sala de aula na EJA que dão voz ao aluno, de maneira que haja a valorização dos saberes construídos nas práticas de trabalho dos alunos e um diálogo entre esse saber-fazer e a matemática escolar.

Publicado
05-08-2020
Como Citar
MARQUES, K. V.; VIANNA, M. DE. ETNOMATEMÁTICA E A CONSTRUÇÃO CIVIL: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 2, n. 1, p. 33 - 53, 5 ago. 2020.
Seção
Artigos