INTERAGINDO COM INTERAÇÕES: AUTO-REFLEXÕES DE UM EDUCADOR MATEMÁTICO INSTIGADO POR TECNOLOGIAS

  • Marcelo Almeida Bairral UFRRJ
Palavras-chave: Conceito. Tecnologias digitais. Interação. Pesquisas.

Resumo

Promovem-se aqui reflexões sobre resultados de investigações iniciadas com foco no desenvolvimento conceitual e posteriormente incrementadas com tecnologias diversas (sobretudo, as digitais) e sobre a adoção de perspectivas educacionais com (ou sobre) tecnologias. Ilustra-se como a interação passou a ser um construto central nas pesquisas desenvolvidas e indicam-se algumas faces que ela pode assumir: como atividade cultural e cognitivamente situada; como atividade discursiva; como atividade colaborativa e em negociação constante; e como atividade cognitivamente corporificada. Situam-se os toques e as manipulações na tela, com a tela ou a partir da tela como mais uma forma de interação e manifestação da linguagem e de cognição e, portanto, de pensamento.

Publicado
13-01-2020
Como Citar
BAIRRAL, M. INTERAGINDO COM INTERAÇÕES: AUTO-REFLEXÕES DE UM EDUCADOR MATEMÁTICO INSTIGADO POR TECNOLOGIAS. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 1, n. 2, p. 114-144, 13 jan. 2020.
Seção
Artigos