INTERAGINDO COM INTERAÇÕES: AUTO-REFLEXÕES DE UM EDUCADOR MATEMÁTICO INSTIGADO POR TECNOLOGIAS

Autores

  • Marcelo Almeida Bairral UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2019v1n2.10894

Palavras-chave:

Conceito. Tecnologias digitais. Interação. Pesquisas.

Resumo

Promovem-se aqui reflexões sobre resultados de investigações iniciadas com foco no desenvolvimento conceitual e posteriormente incrementadas com tecnologias diversas (sobretudo, as digitais) e sobre a adoção de perspectivas educacionais com (ou sobre) tecnologias. Ilustra-se como a interação passou a ser um construto central nas pesquisas desenvolvidas e indicam-se algumas faces que ela pode assumir: como atividade cultural e cognitivamente situada; como atividade discursiva; como atividade colaborativa e em negociação constante; e como atividade cognitivamente corporificada. Situam-se os toques e as manipulações na tela, com a tela ou a partir da tela como mais uma forma de interação e manifestação da linguagem e de cognição e, portanto, de pensamento.

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Publicado

13-01-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BAIRRAL, Marcelo Almeida. INTERAGINDO COM INTERAÇÕES: AUTO-REFLEXÕES DE UM EDUCADOR MATEMÁTICO INSTIGADO POR TECNOLOGIAS. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 1, n. 2, p. 114–144, 2020. DOI: 10.36661/2596-318X.2019v1n2.10894. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/10894. Acesso em: 6 abr. 2025.