CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • ANA PAULA ROHRBEK CHIARELLO UCEFF
  • Amanda Popiolski uffs
  • Thais Iane Dos Santos uffs

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a importância das concepções e práticas pedagógicas no Ensino da Matemática na Educação Infantil. De forma mais específica, discute o potencial integrador da criança em uma abordagem piagetiana; pensando nas possíveis relações entre a ludicidade e o Ensino da Matemática na Educação Infantil. O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica, que caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa. A metodologia para a realização deste estudo pautou-se em um levantamento, a partir de artigos publicados na Revista Sbem (Educação Matemática em Revista), com o propósito de analisar como se ensina e quais atividades matemáticas vêm sendo utilizadas como recursos pedagógicos para o contexto infantil. Concluímos, com a análise dos artigos, que o Ensino da Matemática na Educação Infantil, visando situações significativas de aprendizagem, precisa priorizar os conhecimentos prévios da criança, relacionando a matemática com as demais linguagens, nas quais o lúdico está presente.

Palavras-Chave: Educação Infantil; Educação Matemática; Práticas Pedagógicas.

Biografia do Autor

Amanda Popiolski, uffs

Aluna Pedagogia- UFFS

Thais Iane Dos Santos, uffs

Graduada em Pedagogia pela UFFS

Publicado
13-01-2020
Como Citar
ROHRBEK CHIARELLO, A.; POPIOLSKI, A.; SANTOS, T. CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 1, n. 2, p. 164-184, 13 jan. 2020.
Seção
Artigos