CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • ANA PAULA ROHRBEK CHIARELLO UCEFF
  • Amanda Popiolski uffs
  • Thais Iane Dos Santos uffs

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2019v1n2.10873

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a importância das concepções e práticas pedagógicas no Ensino da Matemática na Educação Infantil. De forma mais específica, discute o potencial integrador da criança em uma abordagem piagetiana; pensando nas possíveis relações entre a ludicidade e o Ensino da Matemática na Educação Infantil. O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica, que caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa. A metodologia para a realização deste estudo pautou-se em um levantamento, a partir de artigos publicados na Revista Sbem (Educação Matemática em Revista), com o propósito de analisar como se ensina e quais atividades matemáticas vêm sendo utilizadas como recursos pedagógicos para o contexto infantil. Concluímos, com a análise dos artigos, que o Ensino da Matemática na Educação Infantil, visando situações significativas de aprendizagem, precisa priorizar os conhecimentos prévios da criança, relacionando a matemática com as demais linguagens, nas quais o lúdico está presente.

Palavras-Chave: Educação Infantil; Educação Matemática; Práticas Pedagógicas.

Biografia do Autor

  • Amanda Popiolski, uffs

    Aluna Pedagogia- UFFS

  • Thais Iane Dos Santos, uffs

    Graduada em Pedagogia pela UFFS

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Publicado

13-01-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ROHRBEK CHIARELLO, ANA PAULA; POPIOLSKI, Amanda; SANTOS, Thais Iane Dos. CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 1, n. 2, p. 164–184, 2020. DOI: 10.36661/2596-318X.2019v1n2.10873. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/10873. Acesso em: 9 abr. 2025.