ASPECTOS DO COTIDIANO E A GEOMETRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Rúbia Barcelos Amaral-Schio UNESP - Rio Claro
  • Laís Cristina Bardini
  • Lucas Carato Mazzi
Palavras-chave: Nomenclatura de figuras geométricas; Conceitos geométricos; Situações problemas; Materiais manipulativos.

Resumo

As transformações nos processos de ensino e aprendizagem são constantes, e estão presentes no tratamento da Geometria em sala de aula. É um campo que costuma ser causa de dificuldades dos alunos, e também dos professores, tanto em seu entendimento como na forma de ensiná-lo. Hoje nota-se que este conteúdo ainda é motivo de várias discussões e pesquisas, focando aspectos como uso de materiais manipulativos e tecnologia, visualização espacial, tratamento conceitual, entre outros. Diante desse cenário, e considerando que o livro didático é o material didático mais utilizado pelos professores como suporte às suas aulas, uma pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida visando analisar livros de Matemática utilizados na Rede Municipal de Rio Claro - SP, no 5º ano do Ensino Fundamental, e aprovados pelo PNLD. Este texto compartilha, então, parte dos seus resultados, focando na relação entre os aspectos cotidianos e a Geometria. O foco aqui não é a análise do livro em si, mas aprofundar a análise dessa relação, a partir de exemplos presentes nos livros estudados previamente. Os resultados indicam que essa relação aparece de forma natural em muitos exercícios, que exploram a nomenclatura das figuras geométricas a partir da sua semelhança com objetos cotidianos, sejam eles bidimensionais ou tridimensionais. Há questões que vão além do tratamento dos conceitos geométricos, abordando por exemplo, temas transversais e situações cotidianas como o significado das placas de trânsito (e não apenas sua forma). Materiais concretos também são sugeridos pelos autores para a manipulação dos alunos, bem como a exploração de situações problemas. Questões como essas podem contribuir para a reflexão do professor sobre sua prática no tratamento da Geometria, como também da escolha dos livros.

Publicado
24-04-2019
Como Citar
AMARAL-SCHIO, R.; BARDINI, L.; MAZZI, L. ASPECTOS DO COTIDIANO E A GEOMETRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. 61-76, 24 abr. 2019.
Seção
Artigos