RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS

Autores

  • José Carlos Pinto Leivas Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2019v1i1.10522

Palavras-chave:

geometria plana; problemas; ensino de geometria; elementos de triângulos.

Resumo

Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada em uma disciplina de Geometria, ministrada pelo autor, no primeiro semestre de 2018. Teve como objetivo geral investigar de que forma alunos, em ação continuada, em um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, aplicam a Metodologia de Resolução de Problemas em problemas geométricos. Inicialmente, foi proposto um problema sobre geometria plana para cada dois sujeitos, sem que um soubesse que o colega estava respondendo ao mesmo. No total, foram três problemas. Após cada um resolver o seu, foi promovido o encontro da dupla para discutir a solução e chegar ao consenso. Na sequência, cada dupla apresentou sua atividade ao grande grupo, o que proporcionou uma visão geral sobre a metodologia empregada. Como conclusão, os participantes foram coesos em afirmar que a metodologia empregada proporcionou melhor compreensão do conteúdo ao ser aplicada a problemas envolvendo triângulos em situações reais. O investigador concluiu que o objetivo da investigação foi alcançado, especialmente pelo poder de argumentação realizado no transcorrer da atividade por parte dos estudantes.

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Publicado

24-04-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LEIVAS, José Carlos Pinto. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 1, n. 1, p. 1–22, 2019. DOI: 10.36661/2596-318X.2019v1i1.10522. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/10522. Acesso em: 2 abr. 2025.