UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO CRÍTICA: FORMAÇÃO DE AGRICULTORES FAMILIARES NO RIO GRANDE DO SUL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36661/2965-4009.2023v1.13311

Palabras clave:

Agricultura familiar, Formação, Desenvolvimento

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados do projeto de extensão “Multiplicadores de Conhecimentos da Agricultura Familiar”, desenvolvido pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) – Unidade Universitária de Erechim, para os dirigentes sindicais da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (FETRAF/RS). Este trabalho é considerado um estudo descritivo, do tipo relato de experiência que fora desenvolvido pela Uergs, em 2019, para qualificar 40 dirigentes sindicais da FETRAF-RS. O projeto de extensão foi desenvolvido através da realização de cinco atividades formativas que abordaram: i) a história da agricultura familiar e o funcionamento da agricultura familiar no Brasil; ii) os sistemas políticos de produção; iii) o papel do Estado na produção de alimentos; iv) o funcionamento dos mercados agroalimentares; e, v) o cooperativismo no Brasil. O projeto de formação contribuiu para a promoção de novos saberes e o compartilhamento de experiências, proporcionando discussões coletivas, que permitiram aos cursistas assumirem uma postura mais crítica e reflexiva sobre os temas discutidos. Por fim, sugere-se que novas metodologias sejam desenvolvidas, para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos cursos de extensão e que estas sejam condizentes ao cotidiano dos atores sociais.

Publicado

14-07-2023

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

DEGGERONE, Zenicléia Angelita; ALVES PEREIRA MOURAD, Leonice Aparecida de Fátima; BAGNARA, Alcemir Antonio; CENCI, Douglas. UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO CRÍTICA: FORMAÇÃO DE AGRICULTORES FAMILIARES NO RIO GRANDE DO SUL. Revista NIPEAS: Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos Agrários, Urbanos e Sociais, Brasil, v. 1, p. e13311, 2023. DOI: 10.36661/2965-4009.2023v1.13311. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/nipeas/article/view/13311. Acesso em: 13 mar. 2025.