O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Normas para submissão de publicações:


1. As contribuições podem conter imagens, tabelas, gráficos e quadros, sendo indispensável indicar as fontes utilizadas logo abaixo da inserção. Recomenda-se que as imagens (fotos ou figuras) tenham uma boa resolução, de pelo menos de 300 dpi.
2. Os artigos devem ser escritos em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, contendo entre 30.000 e 60.000 caracteres (cerca de 11-25 páginas), incluindo imagens, tabelas e notas de rodapé. A fonte deve ser Arial, tamanho 11, com espaço entre linhas de 1,5. As margens devem ser de 2,5 cm e o início do parágrafo deve manter recuo de 1,5. O alinhamento deve ser justificado. A paginação não deve ser alterada. As palavras escritas em idioma diferente do adotado na redação do artigo devem ser redigidas em itálico.
2.1. A primeira página deve conter o título centralizado (em português e em inglês; ou em espanhol e em inglês); um resumo em português ou espanhol e um abstract(inglês); três palavras-chave em português ou espanhol e três keywords(inglês).
2.2. As referências bibliográficas, as fontes documentais e os comentários críticos devem ser indicados em notas de rodapé, em fonte Arial tamanho 10, espaçamento simples. Não é necessário destacar ao final do texto o material arrolado nas notas. Recomenda-se o uso parcimonioso das mesmas, de forma a garantir a fluidez da leitura.
2.3. As citações de até três linhas devem vir entre aspas no corpo do texto. As que ultrapassarem esse limite deverão ser destacadas por meio de recuo à esquerda de 4 cm, espaçamento simples entre linhas, fonte Arial tamanho 10, sem aspas ou itálico.
3. As resenhas, que precisam ser referentes a obras publicadas há no máximo três anos, devem ter entre 10.000 e 15.000 caracteres (até cinco páginas). A fonte deve ser Arial, tamanho 11, com espaço entre linhas de 1,5. As margens devem ser de 2,5 cm e o início do parágrafo deve manter recuo de 1,5. Na primeira página devem constar o título centralizado (em português e em inglês; ou em espanhol e em inglês); três palavras-chave em português ou espanhol e três keywords(inglês). O alinhamento deve ser justificado. A paginação não deve ser alterada. As palavras escritas em idioma diferente do adotado na redação do artigo devem ser redigidas em itálico.
4. As entrevistas devem ser escritas em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, contendo entre 25.000 e 60.000 caracteres (cerca de 8-25 páginas), incluindo imagens, tabelas e notas de rodapé. A fonte deve ser Arial, tamanho 11, com espaço entre linhas de 1,5. As margens devem ser de 2,5 cm e o início do parágrafo deve manter recuo de 1,5. A primeira página deve conter o título centralizado (em português e em inglês; ou em espanhol e em inglês); três palavras-chave em português ou espanhol e três keywords(inglês); e um texto introdutório acerca do entrevistado. O alinhamento deve ser justificado. A paginação não deve ser alterada. As palavras escritas em idioma diferente do adotado na redação do artigo devem ser redigidas em itálico. Toda entrevista precisará de autorização por escrito do entrevistado informando que autoriza a publicação do conteúdo. A autorização deve ser submetida como documento suplementar no sistema de submissão da revista.
5. Os comentários de fontes primárias inéditas, os debates e as conferências devem adotar as normas previstas para os artigos.
6. A forma de referência à bibliografia e a fontes primárias adota a norma ABNT NBR 6023:2020. A forma da citação segue a norma ABNT NBR 10520:2002.

Critérios adotados para seleção/avaliação dos artigos submetidos (avaliação por pares):

1 - Relevância do tema da pesquisa;
2 – Originalidade e contribuição ao escopo da revista;
3 – Objetivos;
4 - Delimitação do objeto e problematização
5 - Articulação entre objetivos, problematização e resultados;
6 - Contextualização teórica e conhecimento da bibliografia relativa ao campo de pesquisa;
7 - Capacidade de comunicação e interação da proposta com os segmentos de público à qual se destina.

Redação:

1 – Coesão;
2 – Coerência;
3 – Ortografia e gramática;
4 – Clareza, pertinência e consecução dos objetivos;
5 – Adequação às normas da ABNT;
6 – Clareza e propriedade no uso da linguagem

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.