A Revista NIPEAS é publicada em forma eletrônica para atuar como um veículo de divulgação das práticas de pesquisa, relatos de experiências, resenhas e documentos relacionados à área de atuação do NIPEAS/UFFS.

Normas para submissão de publicações:

  1. As contribuições podem conter imagens, tabelas, gráficos e quadros, sendo indispensável indicar as fontes utilizadas logo abaixo da inserção. Recomenda-se que as imagens (fotos ou figuras) tenham uma boa resolução, de pelo menos de 300dpi.

  2. Os artigos devem ser escritos em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, contendo entre 30.000 e 60.000 caracteres (cerca de 11-25 páginas), incluindo imagens, tabelas e notas de rodapé. A fonte deve ser Arial, tamanho 11, com espaço entre linhas de 1,5. As margens devem ser de 2,5 cm e o início de parágrafo deve manter recuo de 1,5. O alinhamento deve ser justificado. A paginação não deve ser alterada. As palavras escritas em idioma diferente do adotado na redação do artigo devem ser redigidas em itálico.

2.1. A primeira página deve conter o título centralizado (em português e em inglês; ou em espanhol e em inglês); um resumo em português ou espanhol e um abstract(inglês); três palavras-chave em português ou espanhol e três keywords(inglês).

2.2. As referências bibliográficas, as fontes documentais e os comentários críticos devem ser indicados em notas de rodapé, em fonte Arial tamanho 10, espaçamento simples. Não é necessário destacar ao final do texto o material arrolado nas notas. Recomenda-se o uso parcimonioso das mesmas, de forma a garantir a fluidez da leitura.

2.3. As citações de até três linhas devem vir entre aspas no corpo do texto. As que ultrapassarem esse limite deverão ser destacadas por meio de recuo à esquerda de 4 cm, espaçamento simples entre linhas, fonte Arial tamanho 10, sem aspas ou itálico.

  1. As resenhas, que precisam ser referentes a obras publicadas há no máximo três anos, devem ter entre 10.000 e 15.000 caracteres (até cinco páginas). A fonte deve ser Arial, tamanho 11, com espaço entre linhas de 1,5. As margens devem ser de 2,5 cm e o início de parágrafo deve manter recuo de 1,5. Na primeira página devem constar o título centralizado (em português e em inglês; ou em espanhol e em inglês); três palavras-chave em português ou espanhol e três keywords(inglês). O alinhamento deve ser justificado. A paginação não deve ser alterada. As palavras escritas em idioma diferente do adotado na redação do artigo devem ser redigidas em itálico.

  2. As entrevistas devem ser escritas em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, contendo entre 25.000 e 60.000 caracteres (cerca de 8-25 páginas), incluindo imagens, tabelas e notas de rodapé. A fonte deve ser Arial, tamanho 11, com espaço entre linhas de 1,5. As margens devem ser de 2,5 cm e o início de parágrafo deve manter recuo de 1,5. A primeira página deve conter o título centralizado (em português e em inglês; ou em espanhol e em inglês); três palavras-chave em português ou espanhol e três keywords(inglês); e um texto introdutório acerca do entrevistado. O alinhamento deve ser justificado. A paginação não deve ser alterada. As palavras escritas em idioma diferente do adotado na redação do artigo devem ser redigidas em itálico. Toda entrevista precisará de autorização por escrito do entrevistado informando que autoriza a publicação do conteúdo. A autorização deve ser submetida como documento suplementar no sistema de submissão da revista.

  3. Os comentários de fontes primárias inéditas, os debates e as conferências devem adotar as normas previstas para os artigos.

  4. A forma de referência à bibliografia e a fontes primárias adota a norma ABNT NBR 6023:2020. A forma da citação segue a norma ABNT NBR 10520:2002.

 

Critérios adotados para seleção/avaliação dos artigos submetidos (avaliação por pares):

Normas a serem utilizadas:

Critérios para avaliação dos artigos:

1 - Relevância do tema pesquisa;

2 – Originalidade;

3 – Objetivos;

4 - Delimitação do objeto e problematização

5 - Articulação entre objetivos, problematização e resultados;

6 - Contextualização teórica e conhecimento da bibliografia relativa ao campo de pesquisa;

7 - Capacidade de comunicação interação da proposta com os segmentos de público à qual se destina. 

 

Redação:

1 – Coesão;

2 – Coerência;

3 – Ortografia e gramática;

4 – Clareza, pertinência e consecução dos objetivos;

5 – Adequação às normas da ABNT;

6 – Clareza e propriedade no uso da linguagem.

 

Estrato pretendido: de acordo com o Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pretende-se atingir o estrato superior;

                                                                 

Idioma(s): Os artigos científicos serão publicados preferencialmente em português, espanhol ou inglês. (Serão aceitos resumos em línguas indígenas)

 

Periodicidade: A publicação será semestral a partir da organização de dossiês coordenados por membros do NIPEAS ou convidados.