O PAPEL DO CONHECIMENTO LOCAL NA DINÂMICA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AGROECOLÓGICO EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS

Palavras-chave: Conversão de conhecimentos. Sistemas agroflorestais. Agroecologia.

Resumo

Esse texto busca compreender a dinâmica dos conhecimentos no âmbito das unidades de produção pesquisadas que trabalham com sistemas agroflorestais de erva-mate e de frutíferas na Região do Alto Uruguai do Estado do Rio Grande do Sul e também qual o papel do conhecimento local nesse processo. Para isso, a discussão está baseada, principalmente, em Polanyi (1966), Nonaka e Takeuchi (1997) e Belussi e Pilotti (2000). Durante a pesquisa foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 13 agricultores que trabalham com sistemas agroflorestais de erva-mate e de frutíferas, 3 técnicos da extensão rural e 2 tarefeiros da erva-mate. Identificou-se dois momentos diferentes nas histórias das unidades de produção. O primeiro por volta da década de 1910 até o início do processo de modernização da agricultura na região na década de 1960, onde predominava o conhecimento tácito, cujas trocas ocorriam entre os agricultores principalmente através de processos de socialização. O segundo período tem início na década de 1960 e segue até os dias atuais, onde a construção do conhecimento se realiza tanto a partir dos conhecimentos tácitos (socialização), quanto a partir das interações destes com os conhecimentos codificados. A partir dos quatro modos de conversão (socialização, externalização, combinação/recombinação e internalização), pode ser constatado que há um fluxo dinâmico de conhecimentos nas unidades de produção pesquisadas. Conhecimentos tácitos são externalizados, tornando-se codificados. Ao mesmo tempo, conhecimentos codificados chegam aos locais, são internalizados e se incorporam ao conhecimento tácito, aumentando, assim, o estoque de conhecimento contextual dos agricultores. Ao utilizar vários tipos e fontes de conhecimento tácito e conhecimento codificado para a criação de novos conhecimentos, através da utilização das suas redes e de outras interligações, há uma recombinação de conhecimentos de forma heterogênea, gerando hibridismos.  No contexto da construção de conhecimento agroecológico em sistemas agroflorestais, o conhecimento tácito ou local tem um papel fundamental, pois é o modo de conversão de conhecimento mais utilizado pelos agricultores, além de ser o modo a partir do qual eles se sentem mais à vontade com seus pares. Mesmo considerando a importância do conhecimento codificado, este não existiria se não fosse a base concreta que lhe oferece o conhecimento tácito. Ou seja, sem o conhecimento tácito, local, não haveria outras formas de conhecimento.

Publicado
14-07-2023
Edição
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Artigos