AVANÇOS NO POPULISMO DE DIREITA E AS EVIDENTES CONTESTAÇÕES NAS RELAÇÕES DE GÊNERO

  • Rosemeri da Silva Madrid Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-2648-9647
  • Solange Todero Von Oncay Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Vanessa Regina Trentin Zoraski Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Populismo, Gênero, Feminismo, Antiestablishment, Damares Alves

Resumo

O populismo de direita, de termo e prática recente, adentra a passos largos a base de avanços sociais construídos árduamente ao longo das épocas. Tendo como principal referencial os estudos de Roth (2020), o artigo propõe trazer luz a indagações em relação às questões de gênero, dentro do contexto populista, pontuando suas conexões com o atual governo brasileiro. Embasando-se também em autores como Mouffe (2019), Fraser (2019), Falquet (2008) e Junqueira (2018) acalentamos o olhar na conjuntura latinoamericana e suas questões de gênero, tendo a crise do capital e a falta de projeto para anunciar como um dos geradores do autoritarismo, na faceta do fascismo, racismo, sexismo e homofobia. Tais quais também permeiam a agenda desse movimento no Brasil, emergindo forças no momento atual de nosso governo. Discursos segregatórios permeados de preconceitos advindos da ministra Damares Alves, do então Ministério da Mulher, da Família dos Direitos Humanos elucidam esse posicionamento. Debruçar-se sob estudos que auxiliam na compreensão da ordem e intenções deste grupo contribui com o debate urgente de cunho preparatório para ações que sejam respostas à tentativa de desconstrução das pautas, em foco, raciais e de gênero.

Biografia do Autor

Rosemeri da Silva Madrid, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Administração  (UNIPAMPA/RS), Doutoranda em Desenvolvimento Rural  (PGDR/UFRGS). Cursanda de Certificado Afro-Latino-Americano (ALARI/HARVARD).

Solange Todero Von Oncay, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Antropologia Social pela Universid Nacional da Misiones (UNAM/AR), doutoranda em Ciências Sociais (UFRRJ). Membro do Grupo Educação Popular na Universidade (GRUPEPU) e do Núcleo de Estudos Agrários, Urbanos e Sociais (NIPEAS/UFFS). Docente na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Erechim.

Vanessa Regina Trentin Zoraski, Universidade Federal da Fronteira Sul

Vanessa Regina Trentin Zoraski. Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Erechim, graduanda em Design Gráfico pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Bolsista do projeto A universidade, a comunidade e o brincar: a brinquedoteca em cena. 

Publicado
14-07-2023
Edição
Seção
Artigos