Governamentalidade como ferramenta analítica e a educação

Palavras-chave: Foucault, Dispositivo, Neoliberalismo, Educação, População

Resumo

O ensaio a seguir emerge de uma minuciosa pesquisa bibliográfica com uma abordagem hermenêutica e analítica. O cerne desta investigação reside na temática da governamentalidade e sua representação na obra de Michel Foucault intitulada Segurança, Território e População. Nosso objetivo principal é reconstruir a concepção de governamentalidade, destacando-a como uma ferramenta analítica empregada por Foucault para esclarecer a evolução da modalidade de governo, que transita de um poder pastoral para um poder governamental de gestão através de dispositivos que regulam a população através da gestão do meio. Ademais, este ensaio se propõe a demonstrar como a categoria de governamentalidade pode ser aplicada para compreender a educação como um dispositivo de gestão populacional. Neste contexto, a educação se configura como uma modalidade de gestão que se alinha com a lógica neoliberal.

Biografia do Autor

Odair Neitzel, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutor em Educação pela UPF com estágio na UNIKassel - Alemanha; Docente do Magistério Superior na UFFS - Campus Chapecó - SC, vinculado ao PPGE/PPGFIL; Lider do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Sociedade - GPEFS;  E-mail: odair.neitzel@uffs.edu.br.

Camila Pelegrini, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Mestre em Educação pela UFFS; Professora da Rede Estadual de Educação Básica de SC.

Publicado
06-12-2023
Seção
GOVERNAMENTALIDADE(S) E NOVAS TECNOLOGIAS DE GESTÃO DE VIDA