Reflexões sobre o controle algorítmico diante o controle do direito formal e os riscos aos direitos da personalidade

Palavras-chave: Direitos da personalidade, Controle, Tecnologia, Estado de Direito

Resumo

O artigo tematiza a tensão entre o controle exercido por meio de algoritmos e o controle exercido no Estado de Direito por meio das normas jurídicas. O problema que orienta a pesquisa consiste em analisar criticamente o controle algorítmico frente ao controle por normas jurídicas realizado no Estado Democrático de Direito. Parte-se da hipótese inicial de que o controle algorítmico é ilegítimo, pois não cumpre com as mesmas características que legitimam o controle do Direito, o que acarreta ameaças aos direitos da personalidade. O objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar as características do controle algoritmo e sua (i)legitimidade em comparação ao controle exercido por normas jurídicas no Estado Democrático de Direito. O texto está dividido em duas seções que correspondem aos seus objetivos específicos. Na primeira seção investiga o controle algorítmico a partir da literatura crítica da tecnologia, e na segunda seção, analisa criticamente este controle frente a legitimidade do Direito regulatório, sob o viés dos direitos da personalidade. Utiliza-se o método hipotético-dedutivo e a técnica de investigação de revisão bibliográfica e documental não sistematizada, em autores das áreas de Filosofia da Tecnologia, Filosofia do Direito, Teoria do Direito e Direitos da Personalidade.

Biografia do Autor

Ana Elisa Silva Fernandes Vieira, UNICESUMAR

Doutoranda em Ciências Jurídicas com ênfase em Direitos da Personalidade pela UNICESUMAR. Bolsista no Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares PROSUP/CAPES (módulo Bolsa) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas na UNICESUMAR. Membra do Grupo de Pesquisa do CNPq: “Políticas Públicas e Instrumentos Sociais de Efetivação dos Direitos da Personalidade”. Mestre em Ciências Jurídicas com ênfase em Direitos da Personalidade pela UNICESUMAR.  Graduada no Curso de Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4095037334203667 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0016-8829 e-mail: annaefernandes@gmail.com

Dirceu Pereira Siqueira, UNICESUMR

Coordenador e Professor Permanente do Programa de Doutorado e Mestrado em Direito da Universidade Cesumar, Maringá, PR (UniCesumar); Pós-doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal), Doutor e Mestre em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino - ITE/Bauru, Especialista Lato Sensu em Direito Civil e Processual Civil pelo Centro Universitário de Rio Preto, Pesquisador Bolsista - Modalidade Produtividade em Pesquisa para Doutor - PPD - do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), Professor nos cursos de graduação em direito da Universidade de Araraquara (UNIARA) e do Centro Universitário Unifafibe (UNIFAFIBE), Professor Convidado do Programa de Mestrado University Missouri State – EUA.

Publicado
19-01-2024
Seção
GOVERNAMENTALIDADE(S) E NOVAS TECNOLOGIAS DE GESTÃO DE VIDA