Iniciação científica por meio de elaboração de projetos de pesquisa: um relato sobre a organização da disciplina em um Curso Técnico em Química

  • Daniele Trajano Raupp Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Simone de Souza Borges Rempel Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Palavras-chave: Iniciação Científica;, Educação básica;, Projetos de pesquisa.

Resumo

Este relato de experiência objetiva descrever brevemente como a Iniciação Científica é estruturada no Curso Técnico em Química, na Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, no município de Novo Hamburgo, RS. A partir da discussão das abordagens em sala de aula, da estrutura e apoio da escola, da dinâmica de trabalho com alunos, da compreensão de suas dificuldades, esperamos que este relato possa ser uma contribuição para os professores e pesquisadores com interesse nessa temática. O primeiro contato dos estudantes com a pesquisa acadêmica pode ser considerado um desafio na Educação Básica e dessa forma a aproximação com a metodologia da pesquisa científica, visando a capacitação e qualificação de jovens talentos demanda esforço da equipe pedagógica e qualificação dos orientadores para fomentar a criatividade e o pensamento científico do estudante, além de motivá-lo para aprendizagem de métodos e técnicas científicas.  A Iniciação Científica tem o potencial de ser uma poderosa estratégia na compreensão sobre como a ciência é construída e como os cientistas trabalham em oposição à visão dogmática de uma ciência acabada, possibilitando assim  a formação de um cidadão crítico capaz de modo de compreender  a utilidade da ciência  e sua  grande influência em nosso cotidiano e em nossa sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
05-02-2021
Como Citar
RAUPP, D.; BORGES REMPEL, S. Iniciação científica por meio de elaboração de projetos de pesquisa: um relato sobre a organização da disciplina em um Curso Técnico em Química. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 2, p. 84-96, 5 fev. 2021.