Aplicabilidade da Inteligência na Criação de uma Instituição de Ensino Superior

Autores

  • Ana Paula Cardoso Vieira PUC-RS

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-142X.2019v1i1.9786

Palavras-chave:

Inteligência Estratégica, Monitoramento, Conhecimento, Educação

Resumo

A aplicação da inteligência estratégica ascende como diferencial competitivo entre as organizações. Usar inteligência em prol de um negócio existente ou novo projeto possibilita uma visão abrangente e dinâmica dos mercados pertinentes e projeção de cenários mais assertivos, diminuindo riscos e incertezas. Em ascensão, o Setor de Educação cresce em competitividade, exigindo constantes inovações e investimentos. Neste contexto situa-se o Instituto A, uma instituição do segmento educacional que qualifica profissionais e almeja expandir seu negócio lançando-se como Instituição de Ensino Superior (IES). Em fase inicial do projeto, o objetivo deste trabalho é compreender a aplicabilidade da inteligência na criação da IES. Foi realizada uma pesquisa qualitativa via estudo de caso, com entrevistas e observação participante. Resultados apontam que a inteligência é incipiente, mas fundamental para criação da IES, atrelando o monitoramento de mercado ao sucesso do projeto. 

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Biografia do Autor

  • Ana Paula Cardoso Vieira, PUC-RS

    Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Especialista em Inteligência Competitiva e de Mercado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2016). Tem experiência na área de Administração, Marketing e Marcado.

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Publicado

17-06-2019

Como Citar

CARDOSO VIEIRA, Ana Paula. Aplicabilidade da Inteligência na Criação de uma Instituição de Ensino Superior. Revista Gestão & Sustentabilidade, Brasil, v. 1, n. 1, p. 162–172, 2019. DOI: 10.36661/2596-142X.2019v1i1.9786. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RGES/article/view/9786. Acesso em: 6 abr. 2025.