Planejamento Estratégico em Empresas de Pequeno Porte

Estudo em uma Empresa de Medicina Laboratorial em Serrinha-Ba.

Autores

  • Jocely Santos Caldas Almeida UNEB Universidade do Estado da Bahia
  • Sarah Silva Oliveira UNEB Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-142X.2020v2i2.9780

Palavras-chave:

Planejamento estratégico. Micro e pequenas empresas. Estratégia empresarial.

Resumo

Este artigo se dedica a demonstrar a importância do planejamento estratégico na gestão de micro e pequenas empresas (MPEs). Visa retratar os efeitos dessa ferramenta sobre o desempenho das organizações na conquista de seus objetivos, à medida que possibilita estabelecer ações futuras e orienta o processo de tomada de decisão, o qual tem se tornado mais complexo devido as constantes mudanças no ambiente empresarial. Para atingir esses objetivos, a pesquisa aborda conceitos essenciais para a compreensão do planejamento estratégico e de sua implantação, alinhado ao estudo de caso realizado no Laboratório Estrela, que expôs as técnicas, os benefícios e os obstáculos para a formulação deste planejamento em empresas de pequeno porte. Os resultados encontrados evidenciaram como as MPEs podem usar esse recurso na sua gestão e alcançar, com isso, a melhoria nos processos internos organizacionais, o alcance dos objetivos pretendidos e melhor performance no mercado.

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Publicado

09-06-2020

Edição

Seção

Trabalhos Empíricos e Ensaios

Como Citar

SANTOS CALDAS ALMEIDA, Jocely; OLIVEIRA, Sarah Silva. Planejamento Estratégico em Empresas de Pequeno Porte: Estudo em uma Empresa de Medicina Laboratorial em Serrinha-Ba. Revista Gestão & Sustentabilidade, Brasil, v. 2, n. 1, p. 38–56, 2020. DOI: 10.36661/2596-142X.2020v2i2.9780. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RGES/article/view/9780. Acesso em: 6 abr. 2025.