Planejamento Estratégico em Empresas de Pequeno Porte
Estudo em uma Empresa de Medicina Laboratorial em Serrinha-Ba.
Resumo
Este artigo se dedica a demonstrar a importância do planejamento estratégico na gestão de micro e pequenas empresas (MPEs). Visa retratar os efeitos dessa ferramenta sobre o desempenho das organizações na conquista de seus objetivos, à medida que possibilita estabelecer ações futuras e orienta o processo de tomada de decisão, o qual tem se tornado mais complexo devido as constantes mudanças no ambiente empresarial. Para atingir esses objetivos, a pesquisa aborda conceitos essenciais para a compreensão do planejamento estratégico e de sua implantação, alinhado ao estudo de caso realizado no Laboratório Estrela, que expôs as técnicas, os benefícios e os obstáculos para a formulação deste planejamento em empresas de pequeno porte. Os resultados encontrados evidenciaram como as MPEs podem usar esse recurso na sua gestão e alcançar, com isso, a melhoria nos processos internos organizacionais, o alcance dos objetivos pretendidos e melhor performance no mercado.
Downloads
-
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
-
O(s) autor(es) atesta (m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
-
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
-
É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
-
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista