Planejamento Estratégico em Empresas de Pequeno Porte

Estudo em uma Empresa de Medicina Laboratorial em Serrinha-Ba.

  • Jocely Santos Caldas Almeida UNEB Universidade do Estado da Bahia
  • Sarah Silva Oliveira UNEB Universidade do Estado da Bahia
Palavras-chave: Planejamento estratégico. Micro e pequenas empresas. Estratégia empresarial.

Resumo

Este artigo se dedica a demonstrar a importância do planejamento estratégico na gestão de micro e pequenas empresas (MPEs). Visa retratar os efeitos dessa ferramenta sobre o desempenho das organizações na conquista de seus objetivos, à medida que possibilita estabelecer ações futuras e orienta o processo de tomada de decisão, o qual tem se tornado mais complexo devido as constantes mudanças no ambiente empresarial. Para atingir esses objetivos, a pesquisa aborda conceitos essenciais para a compreensão do planejamento estratégico e de sua implantação, alinhado ao estudo de caso realizado no Laboratório Estrela, que expôs as técnicas, os benefícios e os obstáculos para a formulação deste planejamento em empresas de pequeno porte. Os resultados encontrados evidenciaram como as MPEs podem usar esse recurso na sua gestão e alcançar, com isso, a melhoria nos processos internos organizacionais, o alcance dos objetivos pretendidos e melhor performance no mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
09-06-2020
Como Citar
SANTOS CALDAS ALMEIDA, J.; OLIVEIRA, S. Planejamento Estratégico em Empresas de Pequeno Porte. Revista Gestão & Sustentabilidade, v. 2, n. 1, p. 38-56, 9 jun. 2020.
Seção
Trabalhos Empíricos e Ensaios