Estudo cinético da biodegradação de triclosan em efluente sintético utilizando carvão ativado como suporte em reator batelada

Palavras-chave: Contaminantes emergentes, Biorreator, Cinética de Michaelis-Mentes, Efluente

Resumo

Neste trabalho, foi avaliada a remoção de triclosan em solução aquosa através da aplicação de um sistema contendo biofilme em reator batelada. O suporte utilizado foi o carvão ativado de casca de coco na granulometria de 8-12 mesh. As concentrações de triclosan avaliadas foram: 5,62 ± 0,01, 9,34 ± 0,66 e 14,37 ± 0,88 mg L-1, com pH inicial na faixa de 6,7 – 7,07 e velocidade de agitação de 150 rpm. Os resultados demonstraram que a quantidade de biomassa aderida ao suporte foi de 8,29 mg gsuporte-1, chegando a 100% de remoção de Triclosan em 100 min de tempo de contato para a concentração de 14,37 ± 0,88 mg L-1 e 45 min para as demais concentrações estudadas. Com relação aos parâmetros cinéticos, obtidos através do modelo cinético de Michaelis-Menten, o valor da constante de meia saturação relativa ao triclosan (KA) indicou uma maior afinidade pelo efluente com maior concentração. A velocidade de degradação (avRma), foi maior para as menores concentrações. Os resultados indicam que o processo de biodegradação de triclosan em solução aquosa utilizando carvão ativado como suporte para biomassa é possível e pode ser aplicado para efluentes contendo este contaminante emergente.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
08-04-2024
Como Citar
SILVA, T.; TOCHETTO, G.; BAMPI, J.; LUZ, V.; PIN, C.; DERVANOSKI, A.; PASQUALI, G. D. Estudo cinético da biodegradação de triclosan em efluente sintético utilizando carvão ativado como suporte em reator batelada. Revista Gestão & Sustentabilidade, v. 5, n. 1, p. e14272, 8 abr. 2024.
Seção
Avaliação e mitigação de impactos ambientais