Gestão de projetos complexos e incertos no contexto de desastres naturais: o caso do projeto de gestão integrada em riscos

Palavras-chave: Mudanças Climáticas, Gerenciamento de Projetos, Complexidade em Projetos, Administração Pública

Resumo

O significativo impacto das mudanças climáticas tem provocado fenômenos extremos, onde o aumento da temperatura vem causando efeitos devastadores, da morte de corais nos oceanos, passando pelo derretimento das geleiras a incêndios em grandes áreas florestais. A prevenção e mitigação dos efeitos de desastres naturais passam a ser prioritários. Projetos dessa natureza apresentam características únicas, como alto grau de incerteza, complexidade, falta de dados e de retorno financeiro mensurável, o que torna sua gestão desafiadora. A identificação de metodologia de projetos complexos e incertos no contexto de desastres naturais foi realizada por meio da metodologia qualitativa aplicada ao método de estudo de caso único. O objetivo deste artigo foi identificar quais características de gestão de projetos complexos e incertos contribuem para o desenvolvimento de inovações para mitigar efeitos de desastres naturais. Como principais resultados obtidos, mostrou-se que a estrutura formal deve estar fundamentada nas áreas de conhecimentos:  integração, escopo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos, aquisição, e partes interessadas e melhores práticas em gestão de projetos complexos e incertos identificadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
07-02-2024
Como Citar
HONORATO GOMES, D.; MAROTTI DE MELLO, A.; LUCIA GRANJA COUTINHO, M. Gestão de projetos complexos e incertos no contexto de desastres naturais: o caso do projeto de gestão integrada em riscos. Revista Gestão & Sustentabilidade, v. 5, n. 1, p. e14140, 7 fev. 2024.
Seção
Avaliação e mitigação de impactos ambientais