Gestão de projetos complexos e incertos no contexto de desastres naturais: o caso do projeto de gestão integrada em riscos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-142X.2023v5n1.14140

Palavras-chave:

Mudanças Climáticas, Gerenciamento de Projetos, Complexidade em Projetos, Administração Pública

Resumo

O significativo impacto das mudanças climáticas tem provocado fenômenos extremos, onde o aumento da temperatura vem causando efeitos devastadores, da morte de corais nos oceanos, passando pelo derretimento das geleiras a incêndios em grandes áreas florestais. A prevenção e mitigação dos efeitos de desastres naturais passam a ser prioritários. Projetos dessa natureza apresentam características únicas, como alto grau de incerteza, complexidade, falta de dados e de retorno financeiro mensurável, o que torna sua gestão desafiadora. A identificação de metodologia de projetos complexos e incertos no contexto de desastres naturais foi realizada por meio da metodologia qualitativa aplicada ao método de estudo de caso único. O objetivo deste artigo foi identificar quais características de gestão de projetos complexos e incertos contribuem para o desenvolvimento de inovações para mitigar efeitos de desastres naturais. Como principais resultados obtidos, mostrou-se que a estrutura formal deve estar fundamentada nas áreas de conhecimentos:  integração, escopo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos, aquisição, e partes interessadas e melhores práticas em gestão de projetos complexos e incertos identificadas.

Downloads

Downloads

Publicado

07-02-2024

Edição

Seção

Avaliação e mitigação de impactos ambientais

Como Citar

HONORATO GOMES, Daniel; MAROTTI DE MELLO, Adriana; LUCIA GRANJA COUTINHO, Maria. Gestão de projetos complexos e incertos no contexto de desastres naturais: o caso do projeto de gestão integrada em riscos. Revista Gestão & Sustentabilidade, Brasil, v. 5, n. 1, p. e14140, 2024. DOI: 10.36661/2596-142X.2023v5n1.14140. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RGES/article/view/14140. Acesso em: 6 abr. 2025.