Alinhamento do planejamento estratégico local frente aos ODS da Agenda 2030: uma análise para municípios do estado do Mato Grosso, Brasil

Palavras-chave: Planejamento municipal, Alinhamento Estratégico, Agenda 2030

Resumo

Com o intuito de fomentar a cultura do planejamento nas administrações municipais, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) instituiu o Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE). Contudo, espera-se que a gestão pública, por meio de seus instrumentos de planejamento, alcance resultados positivos em relação à sustentabilidade local sem esquecer dos objetivos globais estabelecidos na Agenda 2030. Assim, o presente estudo teve como objetivo central analisar a (in) existência de alinhamento entre o Planejamento Estratégico de municípios de Mato Grosso em relação aos ODS’s propostos na Agenda 2030. Trata-se de pesquisa de natureza exploratória, descritiva e documental, baseada em informações internas, oriundas do Sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE) do TCE-MT. Observou-se que a maioria dos indicadores têm foco nos ODS’s relacionados à dimensão Pessoas, abordando questões sociais como combate à pobreza e melhoria da qualidade de vida, enquanto à dimensão Parcerias recebe menos ênfase. Os principais desafios incluem o engajamento dos envolvidos, uma gestão eficiente e a escassez de metodologias de acompanhamento e monitoramento de indicadores. Destaca-se a necessidade de incluir os ODS nas Políticas Públicas de desenvolver parcerias para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos territórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
02-04-2024
Como Citar
ZAMBRA, E.; PANTALEÃO, E. Alinhamento do planejamento estratégico local frente aos ODS da Agenda 2030: uma análise para municípios do estado do Mato Grosso, Brasil. Revista Gestão & Sustentabilidade, v. 5, n. 1, p. e14116, 2 abr. 2024.
Seção
Sustentabilidade Organizacional