Desenvolvimento Organizacional aplicado a uma Empresa do Terceiro Setor

  • Ricelfe Prestes Maia Câmara Municipal de Maringá
  • Taiane Ritta Coelho UFPR https://orcid.org/0000-0003-2607-0704
  • Djeine Cristina Schiavon Maia Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Gestão, Diagnóstico, Organização sem fins lucrativos, Matriz GUT

Resumo

Este artigo apresenta um Diagnóstico Organizacional aplicado a uma empresa do terceiro setor, utilizando-se da ferramenta da qualidade Matriz GUT para priorização dos problemas. O Brasil vive uma das maiores crises político-econômicas de sua história. Muitas empresas estão passando por dificuldades e para sobreviver no mercado muitas delas estão em busca de reestruturação. A instituição analisada passa por estes desafios. O estudo possibilitou identificar problemas diversos e propor soluções de mudanças, como a necessidade da contratação de um gestor, melhoria de processos, implantação de fluxo de caixa, mudança no sistema administrativo. Todas as mudanças propostas neste estudo se verificadas e trabalhadas em forma de melhoria contínua, podem facilitar as rotinas e alavancar os resultados da instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricelfe Prestes Maia, Câmara Municipal de Maringá

Graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/PR-2009). Especializado em Controladoria e Gerência Financeira pela Unicesumar (2017). Possui experiência de 15 anos na área administrativa, passando pela áreas financeira e controladoria e em cargos de Gestão. Atualmente é sócio da empresa Domininus Ferramentaria que é voltada a produção de moldes para injeção termoplástica e Chefe de Gabinete na Câmara Municipal de Maringá.

Taiane Ritta Coelho, UFPR

Doutora em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), com período de doutorado sanduíche na École des Hautes Éstudes Commerciales de Montréal (HEC Montréal), no Canadá (bolsista PDSE CAPES 2017). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2014), na área de tecnologia e inovação. Possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010) e curso Técnico em Sistemas de Telecomunicações pelo IF-Sul (2004). Professora Adjunta do curso de Gestão da Informação na UFPR e professora do Quadro Permanente do Programa de Pós Graduação em Gestão da Informação - PPGGI-UFPR. Possui expertise como Professora na Pós-Graduação, Especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão Estratégica, Gestão da Inovação, Sistemas de Informação (SI), Gestão de Projetos e Gestão da Qualidade. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em planejamento, controle e gestão de projetos, adquiridas ao longo da carreira em empresas como GVT, LabTelecom e Brasilsat. Interessa-se sobretudo, em termos de pesquisa científica, pelos seguintes temas: Uso de tecnologia em Governo e Cidades, e-Participação, Governança de TI e Planejamento Estratégico.

Djeine Cristina Schiavon Maia, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM-2008). Mestrado em Engenharia Química na área de Desenvolvimento de Processos - Universidade Estadual de Maringá (UEM-2011). Doutorado em Engenharia Química na área de Desenvolvimento de Processos pela Universidade Estadual de Maringá (UEM-2015). Atualmente, professora colaboradora da Universidade Estadual de Maringá, Brasil. Faz parte do grupo de pesquisa do CNPq Processos de Separação e Sistemas Particulados. Tem experiência na área de Engenharia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: fenômenos de transporte e sistemas particulados; operações unitárias para processos de separação; produção e purificação de biogás para utilização energética; processo de absorção química de H2S em Fe/EDTA; síntese da solução catalítica de Fe/EDTA em atmosfera inerte.

Referências

ANSA. Veja 3 efeitos imediatos da crise política no Brasil, mar. 2016.
Disponível em:. Acesso em: 05 mar.
2017.
BAGGIO, A. F.; LAMPERT, A. L. Planejamento organizacional. Ijuí:
Ed. Unijuí, 2010.
BENNIS, W. G. Organization development: its nature, origins and prospects. Reading, Mass: Addison-Wesley, 1969.
CARREIRA, D. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: Saraiva, 2009.
CAVALCANTI, M.; RICO, E. M.; FARAH, O. E. Gestão social, estratégias e
parcerias: redescobrindo a essência da administração brasileira de comunidades para o Terceiro Setor. São Paulo: Saraiva, 2006.
CHIARA, M. de. 1,8 milhão de empresas fecharam em 2015, mai. 2016. Disponível em: . Acesso em: 05 mar. 2017.
HUDSON, Mike. Administrando Organizações do terceiro Setor: o desafio de administrar sem receita. São Paulo: Makron Books, 1999.
KEGAN, D. L. Organizational development: description, issues and some research results. The Academy of Management Journal, [S. l.], v. 14, n. 4, p. 453- 464, 1971.
LEITE, N. R. P.; ALBUQUERQUE, L. G. A Estratégia de Gestão de Pessoas como Ferramenta do Desenvolvimento Organizacional. Revista Ibero-Americana de Estratégia - RIAE, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 32-55, jan./abr. 2010.
PENA, R. F. A. Terceiro Setor. Disponível em: . Acesso em: 05 dez. 2016.
SANTOS, M. S.; VIDAL, M. C. R. A contribuição da ergonomia no desenvolvimento de ferramentas de priorização para a gestão de projetos e da produção. In: Anais do XXXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Salvador, 10, 2013, Salvador.
SILVA, R. O. da. Teorias da administração. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.
SILVA JR.; A.; VASCONCELOS, K. C. A.; SILVA, P. O. M. da. Desenvolvimento organizacional e a formação de lideranças: um estudo no setor de papel e celulose. Revista de Administração FACES Journal, v. 9, n. 2, p. 15-31, 2010.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 3. ed. São
Paulo: Atlas, 2009.
SOUSA, D. Crise aumenta procura por serviços de gestão, dez. 2016. Disponível
em: . Acesso em: 05 mar. 2017.
STRUCK, J. P. O que levou o Brasil à atual crise econômica? Mar. 2016. Disponível em: 2016/03/03/o-que-levou-o-brasil-a-atual-crise-economica.htm>. Acesso em: 05 mar. 2017.
TRUCOLO, A. C. et al. Matriz GUT para priorização de problemas – Estudo de
caso em empresa do setor elétrico. Revista Científica Tecnológica. v. 5, n. 2, 2016.
Publicado
17-09-2019
Como Citar
MAIA, R.; COELHO, T.; MAIA, D. C. Desenvolvimento Organizacional aplicado a uma Empresa do Terceiro Setor. Revista Gestão & Sustentabilidade, v. 1, n. 1, p. 269 - 280, 17 set. 2019.
Seção
Trabalhos Empíricos e Ensaios