Potencial de utilização de sistemas de microgeração de energia elétrica e de aproveitamento de água de chuva:

uma análise em escolas públicas de Ilhéus - Bahia

Autores

  • Maurício Dezidério Rocha Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Ronaldo Lima Gomes Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Raildo Mota de Jesus Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Adriano Hoth Cerqueira Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-142X.2019v1i1.10887

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, Geração de energia solar fotovoltaica, Aproveitamento de água de chuva, Escolas públicas

Resumo

Este trabalho possui o objetivo de analisar a viabilidade econômica e ambiental da instalação de unidade de microgeração de energia solar fotovoltaica e de aproveitamento de água de chuva em três escolas da rede pública de Ilhéus. O método adotado contempla a análise do enquadramento legal vigente no Brasil, o levantamento de dados de consumo de água e energia elétrica, o cálculo de irradiaçãoolar e de precipitação pluviométrica incidente na área e, o dimensionamento dos sistemas de microgeração de energia elétrica solar e de aproveitamento de água de chuva em cada unidade escolar estudada. Os resultados encontrados demonstram viabilidade econômica e ambiental, uma vez que a implantação desses sistemas promove economia mensal de aproximadamente 96% no consumo de energia elétrica e 40% no consumo mensal de água potável nas unidades escolares estudadas.

Downloads

Biografia do Autor

  • Maurício Dezidério Rocha, Universidade Estadual de Santa Cruz

    Geógrafo, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Universidade estadual de Santa Cruz.

  • Ronaldo Lima Gomes, Universidade Estadual de Santa Cruz

    Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (1993) , mestrado em Geotecnia pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado em Geotecnia pela Universidade de São Paulo (2001) e Pós-Doutorado em Geotecnia pela Universidade Federal de Viçosa-MG (2011). Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência nas áreas de Geologia de Engenharia, Meio Ambiente e Geotécnica. Atualmente desenvolve projetos nas áreas de Meio Ambiente, Risco Geológico a Escorregamentos e Inundações, Caracterização Tecnológica de Materiais Rochosos e Caracterização geotécnica de Maciços Rochosos.

  • Raildo Mota de Jesus, Universidade Estadual de Santa Cruz

    Professor Pleno, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Universidade estadual de Santa Cruz

  • Adriano Hoth Cerqueira, Universidade Estadual de Santa Cruz

    Professor Pleno, Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Estadual de Santa Cruz

Downloads

Publicado

03-09-2019

Edição

Seção

Trabalhos Empíricos e Ensaios

Como Citar

ROCHA, Maurício Dezidério; GOMES, Ronaldo Lima; DE JESUS, Raildo Mota; CERQUEIRA, Adriano Hoth. Potencial de utilização de sistemas de microgeração de energia elétrica e de aproveitamento de água de chuva:: uma análise em escolas públicas de Ilhéus - Bahia. Revista Gestão & Sustentabilidade, Brasil, v. 1, n. 1, p. 250–268, 2019. DOI: 10.36661/2596-142X.2019v1i1.10887. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RGES/article/view/10887. Acesso em: 4 abr. 2025.