Autoeficácia e Motivação para Aprender

uma Investigação entre Estudantes do Bacharelado em Administração

  • João Feliph Bonfim Corrêa Universidade Federal do Pará
  • Laura da Conceição Luz Santos Moraes Universidade Federal do Pará
  • Carlos André Corrêa de Mattos Universidade Federal do Pará http://orcid.org/0000-0002-3027-7479
Palavras-chave: Ensino Superior; Formação Profissional; Análise Multivariada

Resumo

Objetivo deste estudo foi identificar evidências que correlacionem a autoeficácia com a motivação para aprender, além de caracterizar esses construtos entre estudantes do bacharelado em administração. A metodologia foi exploratória e descritiva, feita na forma de survey. A amostragem, do tipo probabilística aleatória simples, contou com 230 entrevistados. O tratamento de dados foi quantitativo e utilizou estatística descritiva, inferencial e multivariada. Os resultados mostraram que os dois construtos apresentam correlações positivas, com intensidade moderada e significativa a 1%. Entre os estudantes, foram identificados dois grupos: um com 54,78% dos entrevistados, que foi denominado de “altamente eficazes e muito motivados para o aprendizado”; e outro um pouco menor com 45,22% dos entrevistados, que foi identificado como “autoeficazes e motivados para o aprendizado”. Ambos mostraram autoeficácia e motivação para aprender. Contudo, variaram em intensidade. Os resultados recomendam metodologias de ensino desafiadoras que instiguem a busca pela superação como forma de reforçar continuamente a autoeficácia, considerando que os entrevistados apresentam motivação para aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Feliph Bonfim Corrêa, Universidade Federal do Pará

Admnistrador, pela Universidade Federal do Pará

Laura da Conceição Luz Santos Moraes, Universidade Federal do Pará

Acadêmica de Administração da Universidade Federal do Pará. Atualmente é bolsista – PIVIC Voluntário (PRO2021-2018 – Síndrome de burnout e engajamento entre servidores públicos estaduais: uma investigação no estado do Pará) e servidora pública do Departamento de Polícia Rodoviária Federal.

Carlos André Corrêa de Mattos, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ciências Agrárias (2012) pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (2008) pela Universidade de Taubaté (Unitau). Cursou MBA em Gestão Empresarial (2004) e Gerenciamento de Projetos (2005) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Bacharel em Administração (2002) pela Universidade da Amazônia (Unama), na trajetória profissional atuou em organizações públicas e privadas. Dentre as áreas de concentração, destacam-se: Gestão de Organizações Públicas, Competitividade, Agronegócio e Organização Agroindustrial. Atualmente é professor da Faculdade de Administração (FAAD) e do Programa de Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento (PPGGPD) da Universidade Federal do Pará (UFPa).

Publicado
09-06-2020
Como Citar
CORRÊA, J. F.; MORAES, L.; MATTOS, C. A. Autoeficácia e Motivação para Aprender. Revista Gestão & Sustentabilidade, v. 2, n. 1, p. 57-70, 9 jun. 2020.
Seção
Trabalhos Empíricos e Ensaios