Autoeficácia e Motivação para Aprender

uma Investigação entre Estudantes do Bacharelado em Administração

Autores

  • João Feliph Bonfim Corrêa Universidade Federal do Pará
  • Laura da Conceição Luz Santos Moraes Universidade Federal do Pará
  • Carlos André Corrêa de Mattos Universidade Federal do Pará http://orcid.org/0000-0002-3027-7479

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-142X.2020v2i2.10811

Palavras-chave:

Ensino Superior; Formação Profissional; Análise Multivariada

Resumo

Objetivo deste estudo foi identificar evidências que correlacionem a autoeficácia com a motivação para aprender, além de caracterizar esses construtos entre estudantes do bacharelado em administração. A metodologia foi exploratória e descritiva, feita na forma de survey. A amostragem, do tipo probabilística aleatória simples, contou com 230 entrevistados. O tratamento de dados foi quantitativo e utilizou estatística descritiva, inferencial e multivariada. Os resultados mostraram que os dois construtos apresentam correlações positivas, com intensidade moderada e significativa a 1%. Entre os estudantes, foram identificados dois grupos: um com 54,78% dos entrevistados, que foi denominado de “altamente eficazes e muito motivados para o aprendizado”; e outro um pouco menor com 45,22% dos entrevistados, que foi identificado como “autoeficazes e motivados para o aprendizado”. Ambos mostraram autoeficácia e motivação para aprender. Contudo, variaram em intensidade. Os resultados recomendam metodologias de ensino desafiadoras que instiguem a busca pela superação como forma de reforçar continuamente a autoeficácia, considerando que os entrevistados apresentam motivação para aprender.

Downloads

Biografia do Autor

  • João Feliph Bonfim Corrêa, Universidade Federal do Pará

    Admnistrador, pela Universidade Federal do Pará

  • Laura da Conceição Luz Santos Moraes, Universidade Federal do Pará

    Acadêmica de Administração da Universidade Federal do Pará. Atualmente é bolsista – PIVIC Voluntário (PRO2021-2018 – Síndrome de burnout e engajamento entre servidores públicos estaduais: uma investigação no estado do Pará) e servidora pública do Departamento de Polícia Rodoviária Federal.

  • Carlos André Corrêa de Mattos, Universidade Federal do Pará

    Doutor em Ciências Agrárias (2012) pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (2008) pela Universidade de Taubaté (Unitau). Cursou MBA em Gestão Empresarial (2004) e Gerenciamento de Projetos (2005) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Bacharel em Administração (2002) pela Universidade da Amazônia (Unama), na trajetória profissional atuou em organizações públicas e privadas. Dentre as áreas de concentração, destacam-se: Gestão de Organizações Públicas, Competitividade, Agronegócio e Organização Agroindustrial. Atualmente é professor da Faculdade de Administração (FAAD) e do Programa de Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento (PPGGPD) da Universidade Federal do Pará (UFPa).

Downloads

Publicado

09-06-2020

Edição

Seção

Trabalhos Empíricos e Ensaios

Como Citar

CORRÊA, João Feliph Bonfim; MORAES, Laura da Conceição Luz Santos; MATTOS, Carlos André Corrêa de. Autoeficácia e Motivação para Aprender: uma Investigação entre Estudantes do Bacharelado em Administração. Revista Gestão & Sustentabilidade, Brasil, v. 2, n. 1, p. 57–70, 2020. DOI: 10.36661/2596-142X.2020v2i2.10811. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RGES/article/view/10811. Acesso em: 2 abr. 2025.