Autoeficácia e Motivação para Aprender
uma Investigação entre Estudantes do Bacharelado em Administração
Resumo
Objetivo deste estudo foi identificar evidências que correlacionem a autoeficácia com a motivação para aprender, além de caracterizar esses construtos entre estudantes do bacharelado em administração. A metodologia foi exploratória e descritiva, feita na forma de survey. A amostragem, do tipo probabilística aleatória simples, contou com 230 entrevistados. O tratamento de dados foi quantitativo e utilizou estatística descritiva, inferencial e multivariada. Os resultados mostraram que os dois construtos apresentam correlações positivas, com intensidade moderada e significativa a 1%. Entre os estudantes, foram identificados dois grupos: um com 54,78% dos entrevistados, que foi denominado de “altamente eficazes e muito motivados para o aprendizado”; e outro um pouco menor com 45,22% dos entrevistados, que foi identificado como “autoeficazes e motivados para o aprendizado”. Ambos mostraram autoeficácia e motivação para aprender. Contudo, variaram em intensidade. Os resultados recomendam metodologias de ensino desafiadoras que instiguem a busca pela superação como forma de reforçar continuamente a autoeficácia, considerando que os entrevistados apresentam motivação para aprender.
Downloads
Copyright (c) 2020 Revista Gestão & Sustentabilidade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
-
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
-
O(s) autor(es) atesta (m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
-
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
-
É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
-
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista