A Proposta de Valor como Elemento de Negociação
Importância, Aplicação e Evidências de Campo
Resumo
A proposta de valor (PVL) de um produto é entendida como o benefício que ele propicia ao consumidor, em termos objetivos e subjetivos. À luz da teoria econômica do consumidor, a PVL representaria a utilidade que o produto carrega. O consumidor, ao perceber o valor disponível, se dispõe a adquirir o produto. Nesse contexto, é importante que a empresa utilize a PVL nas negociações. Diante disso, o objetivo deste artigo é avaliar o conhecimento empresarial sobre a Proposta de Valor de um produto e sua aplicação na negociação no mercado. Os autores consultados concordam com a leitura da proposta de valor em termos de benefícios aos clientes e a estendem aos vendedores sob o ponto de vista de contribuição para os resultados das empresas. Para avaliar o conhecimento e uso da PVL, foram entrevistados 65 executivos de diferentes ramos de negócio e portes empresariais. A pesquisa de campo observou que a maioria dos entrevistados não tinha noção conceitual ou aplicada sobre a PVL dos produtos que negociava. Decorrente disso, concentrava sua atuação em mercado apenas em estratégias de preço e de quantidade para o cliente, relacionadas ao produto, e não incluía a divulgação do benefício para o consumidor nas negociações.
Downloads
Referências
AAKER, D. A. Construindo marcas fortes. Rio de Janeiro: Bookman, 2007.
ALMEIDA, A.; BASGAL, D.M.O.; RODRIQUEZ, A.V.R.; PÁDUA FILHO,W.C. Inovação e Gestão do Conhecimento. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2016.
ALMEIDA, A.; GILIOLI, S. Proposta de valor: o hipocentro do negócio. IN: CONVIBRA, 2017. ANAIS.
ANDRÉ NETO, A.et al.; Empreendedorismo e desenvolvimento de novos negócios. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.
ANDREASI, D. 4 diretrizes para definir uma Proposta de Valor. Administradores, 2014. Disponível em <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/4-diretrizes-para-definir-uma-proposta-de-valor/83261/> Acesso em 09/2017).
ANTONI, V.L.; MEDEIROS, J.F. MEURER, A.M. Posicionamento estratégico de mercado: definição de uma proposta de valor para uma marca de produtos de limpeza.
RACE, Unoesc, v. 12, n. 2, p. 431-458, jul./dez. 2013.BITITCI, U. S., MARTINEZ, V., ALBORES, P. E PARUNG, J.. Creating and managing value in collaborative networks. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, vol. 34, no. 3/4, pag. 251-268, 2004.
BROWER, J.; MAHAJAN, V. Driven to be good: a stakeholder theory perspective on the drivers of corporate social performance. Journal of Business Ethics, 2013. 117(2), 313-331.
CARRASCO, L.C. et al. Uma análise da aplicação do business model canvas-bmc a partir da visão de empreendedores que se encontram em diferentes fases do negócio - uma experiência da incubadora de empresas e projetos do inatel. In: Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadora de Empresas, 24. Belém: ANPROTEC, 2014.
CASTELO, D. Como melhorar a Proposta de Valor, a partir de pequenas mudanças. Inovativa Brasil, 2017. Disponível em http://www.inovativabrasil.com.br/proposta-de-valor-e-os-pequenos-detalhes/ (Acesso em 09/2017).
FERNANDES, P. Defina a sua proposta de valor. Administradores.com, 2012. Disponível em http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/defina-a-sua-proposta-de-valor/63144/. (Acesso em 09/2017).
FERNANDES, T. Como montar um Canvas (parte 3) –Proposta de Valor. Validando Ideias, 2014. Disponível em <http://www.validandoideias.com.br/como-montar-um-canvas-parte-3-proposta-de-valor/> (Acesso em 09/2017).
FREEMAN, R.; WICKS, A.; PARMAR, B. Stakeholder theory and "the corporate objective revisited". Organization Science, 2004. 15(1), 364-369.
GABRY, M. O que é proposta de valor e por que é tão importante para seu negócio. Administradores, 2016. Disponível em <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-que-e-proposta-de-valor-e-por-que-e-tao-importante-para-seu-negocio/92725/> (Acesso em 09/2017).
GONÇALVES, A C.P.; GONÇALVES, R. R.; SANTACRUZ, R.; MATESCO, V. R. Economia Empresarial. Rio de Janeiro: FGV, 2013.
GUTMAN, J. A means end chain model based on consumer categorization processes. Chicago: Journal of Marketing, v. 46, p. 60-72, Apr. 1982.
IKEDA, A. A.; VELUDO DE OLIVEIRA, T. M. O conceito de valor para o cliente: definições e implicações gerenciais em marketing. REAd –Edição 44, Vol. 11, No. 2, mar-abr 2005.
MANKIW, N.G. Introdução à Economia: princípios de micro e macroeconomia. 2a ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
NARVER, J. C.; SLATER, S. F. The effect of a market orientation on business profitability. Journal of Marketing, v.54, n.4, p. 20-35, oct, 1990.
PIES, I.; BECKMANN, M.; HIELSCHER, S. Value creation, management competencies, and global corporate citizenship: an ordonomic approach to business ethics in the age of globalization. Journal of Business Ethics, 2010. 94(2), 265-278.
PORTER, M.E. A nova era da estratégia. HSM Management. Edição especial, março/abril 2000, p. 18-28.
REICHHELD, F. F. The loyalty effect: the hidden force behind growth, profits, and lasting value. Boston: Harvard Business School Press, 1996.
ROSA, C.A.; COUTO, G.M.; LAGE, M.G. O guia essencial para novos empreendedores: modelagem e proposta de valor. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2015. 136 p.: il.
RUST, R. T., ZEITHAML, V. A., & LEMON, K. N. O valor do cliente: o modelo que está reformulando a estratégia corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2001.
SEBRAE – Serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas. Canvas do Modelo de Negócio. Disponível em <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pr/artigos/canvas-como-estruturar-seu-modelo-de-negocio,6dab288acc58d510VgnVCM1000004c00210aRCRD> (Acesso em out/17).
SCHARF, E. R. Melhores práticas de marketing: a proposta de valor e o capital humano. In: Encontro Nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, n. 34, Rio do Janeiro, Anais. Rio de Janeiro: Anpad, 2010.
-
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
-
O(s) autor(es) atesta (m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
-
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
-
É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
-
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista