A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO CELUFFS E DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2965-3320.2023v1n1.12971

Palavras-chave:

Extensão Universitária, CeLUFFS, Multiletramentos, Desenvolvimento Regional

Resumo

Reflete-se, neste estudo, acerca do ensino do português como língua materna e adicional, desenvolvido pelo Programa de Extensão Centro de Línguas da UFFS-CeLUFFS, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza/PR, como uma ação que auxilia no desenvolvimento regional do entorno da Instituição de Ensino Superior-IES no Sudoeste do Paraná. A pergunta que norteia a análise questiona em que medida esse Programa contribui para a potencialização dos multiletramentos, direcionados às práticas sociais dessa comunidade linguística, com foco em Língua Portuguesa-LP. Logo, o objetivo é apresentar os pressupostos da ação, a fim de responder à questão problematizadora, tendo como fundamentação teórico-metodológica a Análise Dialógica do Discurso-ADD (BAKHTIN, 2016; VOLÓCHINOV, 2017) e os pressupostos dos multiletramentos (ROJO, 2009; 2012; 2013). Justifica-se o estudo, uma vez que é preciso refletir sobre as estratégias que possibilitam aprimorar o cabedal teórico e prático nos processos de multiletramentos exigidos aos sujeitos contemporâneos, imersos em práticas sociais de uso da linguagem, permeadas por textos diversos, sobretudo multimodais. Como resultados, destaca-se o aprimoramento dos conhecimentos linguístico-discursivos acerca da língua em foco, favorecendo a inserção dos sujeitos nas diversas esferas da comunicação humana.

Biografia do Autor

  • Márcia Adriana Dias Kraemer, Universidade Federal da Fronteira Sul -UFFS

    Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, PR, Bolsa Capes. Pós-doutora pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Campus Cascavel, PR, Bolsa Capes. Professora do Magistério Superior no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Estudos Linguísticos (PPGEL), Campus Chapecó, SC, e no Curso de Letras – Português e Espanhol - Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Realeza, PR. marcia.kraemer@uffs.edu.br

  • Gabriel Fischer Lottermann, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

    Mestrando em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus Cascavel/PR, bolsa Capes. Graduado em Letras – Português e Espanhol – Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Realeza, PR. gabriel.lottermann@unioeste.br

  • Ramunielly Bonatti Longaretti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

    Mestre em Letras pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Pato Branco.  Pós-graduada em Docência no Ensino Superior, pela Unicesumar. Graduada em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Realeza. ramunielly_b@hotmail.com

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Publicado

12-06-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

KRAEMER, Márcia Adriana Dias; CAPELIN, Pamela Tais Clein; LOTTERMANN, Gabriel Fischer; LONGARETTI, Ramunielly Bonatti. A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO CELUFFS E DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ. Regionem: Revista Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável, Brasil, v. 1, n. 1, p. e12971, 2023. DOI: 10.36661/2965-3320.2023v1n1.12971. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/REGIONEM/article/view/12971. Acesso em: 6 abr. 2025.