A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO CELUFFS E DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ

  • Márcia Adriana Dias Kraemer Universidade Federal da Fronteira Sul -UFFS http://orcid.org/0000-0002-8780-7813
  • Pamela Tais Clein Capelin UFFS
  • Gabriel Fischer Lottermann Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE https://orcid.org/0000-0003-4258-4270
  • Ramunielly Bonatti Longaretti Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Abstract

Reflete-se, neste estudo, acerca do ensino do português como língua materna e adicional, desenvolvido pelo Programa de Extensão Centro de Línguas da UFFS-CeLUFFS, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza/PR, como uma ação que auxilia no desenvolvimento regional do entorno da Instituição de Ensino Superior-IES no Sudoeste do Paraná. A pergunta que norteia a análise questiona em que medida esse Programa contribui para a potencialização dos multiletramentos, direcionados às práticas sociais dessa comunidade linguística, com foco em Língua Portuguesa-LP. Logo, o objetivo é apresentar os pressupostos da ação, a fim de responder à questão problematizadora, tendo como fundamentação teórico-metodológica a Análise Dialógica do Discurso-ADD (BAKHTIN, 2016; VOLÓCHINOV, 2017) e os pressupostos dos multiletramentos (ROJO, 2009; 2012; 2013). Justifica-se o estudo, uma vez que é preciso refletir sobre as estratégias que possibilitam aprimorar o cabedal teórico e prático nos processos de multiletramentos exigidos aos sujeitos contemporâneos, imersos em práticas sociais de uso da linguagem, permeadas por textos diversos, sobretudo multimodais. Como resultados, destaca-se o aprimoramento dos conhecimentos linguístico-discursivos acerca da língua em foco, favorecendo a inserção dos sujeitos nas diversas esferas da comunicação humana.

Author Biographies

Márcia Adriana Dias Kraemer, Universidade Federal da Fronteira Sul -UFFS

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, PR, Bolsa Capes. Pós-doutora pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Campus Cascavel, PR, Bolsa Capes. Professora do Magistério Superior no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Estudos Linguísticos (PPGEL), Campus Chapecó, SC, e no Curso de Letras – Português e Espanhol - Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Realeza, PR. marcia.kraemer@uffs.edu.br

Gabriel Fischer Lottermann, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestrando em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus Cascavel/PR, bolsa Capes. Graduado em Letras – Português e Espanhol – Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Realeza, PR. gabriel.lottermann@unioeste.br

Ramunielly Bonatti Longaretti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Mestre em Letras pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Pato Branco.  Pós-graduada em Docência no Ensino Superior, pela Unicesumar. Graduada em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Realeza. ramunielly_b@hotmail.com

Published
12-06-2023
Section
Artigos