O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Tipos de trabalhos aceitos para a publicação

São aceitos trabalhos nos seguintes formatos:

1. Artigos: Trabalhos originais que apresentem um desenvolvimento de pesquisa científica contendo a descrição do objeto de estudo, a fundamentação teórica, a metodologia científica, os resultados, as discussões e considerações finais. A Política desta seção é de: aberta a submissões; indexados; avaliado por pares.

2. Notas Técnicas: Trabalhos resultados de pesquisa e extensão considerados destaque na comunidade acadêmica. Devem ser apresentados os seguintes elementos: descrição do objeto de estudo, fundamentação teórica, metodologia científica, resultados e considerações finais. Este tipo de trabalho terá tratamento editorial especial sem entrar no fluxo normal da revista. A Política desta seção é de: aberta a submissões; indexados; avaliado por pares.

3. Dossiês: A Comissão Editorial poderá abrir chamadas para Dossiês temáticos. A Política desta seção é de: aberta a submissões; indexados; avaliado por pares.

4. Entrevistas: Entrevistas a personalidades e lideranças da comunidade acadêmica, tradicional indígena, sociedade, entre outros, cujo conteúdo seja importante para o debate acerca do desenvolvimento sustentável, tecnologias e inovação. A Política desta seção é de: aberta a submissões; indexados; não avaliado por pares.

5. Resenhas: Possibilita a publicação de apresentações e descrições de livros lançados no máximo há três anos. A Política desta seção é de: aberta a submissões; indexados; não avaliado por pares.

 

Critérios de avaliação

Ineditismo, qualidade teórica, qualidade metodológica, apresentação de resultados, atualidade das referências, suficiência argumentativa, clareza do texto, correção gramatical e de normalização, concordância com as linhas editoriais da revista.
Mais especificamente, o artigo deve atender aos seguintes critérios:

1. Contribuição e relevância técnico-científico para a área e a atualidade do conteúdo apresentado;

2. Coerência e alinhamento lógico entre objetivos, desenvolvimento teórico, objeto, resultados discussão e considerações finais;

3. Clareza e qualidade da redação;

4. Adequação às normas de publicação da revista;

5. Para verificação de plágio, o que é realizado na primeira fase de avaliação, é utilizado o software CopySpider.

Normas para submissão de publicações

1. Serão aceitos textos em português, espanhol ou inglês.

2. Se o artigo estiver em português ou espanhol, o título deve ser apresentado também em inglês, assim como o resumo e palavras-chave.

3. O resumo deve ter entre 150 a 200 palavras.

4. São adotadas no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave.

5. O artigo deve conter o mínimo de 15 páginas e o máximo de 25 páginas, escritas em fonte Times new Roman, tamanho 12, incluídos título, resumo e palavras chave, corpo do texto, tabelas, quadros e figuras e notas de rodapé; excluídas as referências.

6. A formatação de tabelas, quadros e figuras deverá seguir o formato ABNT.

7. As referências devem ser listadas ao final do texto em ordem alfabética e devem se restringir àquelas efetivamente citadas no artigo. Deve ser observado estritamente o formato estabelecido pela NBR 6023 (2002) da ABNT.

8. A afiliação, mini currículo e demais informações devem ser inseridas no formulário de metadados da revista.

 

Arquivos para download

Instruções de formatação para Artigos Científicos

Template para Artigos Científicos

Modelo instrutivo para Resumo Expandido

Modelo instrutivo para Resumo

 

Critérios adotados para seleção/avaliação dos artigos submetidos (avaliação por pares)

Os trabalhos submetidos serão avaliados pelos Editores em até 30 dias considerando o alinhamento ao foco e ao escopo da Revista, a estruturação do texto científico e a redação. Os trabalhos aprovados pelos Editores serão submetidos a avaliação por pares e serão encaminhados para, no mínimo, dois avaliadores colaboradores da revista que terão até 60 dias para avaliar e emitir o parecer.
A avaliação será feita pelo processo duplo-cego, no qual os pareceristas não têm acesso à identidade e afiliação do(s) autor(es) e vice-versa. A avaliação será feita levando em conta o conteúdo, a estruturação do texto e a redação e os critérios mais específicos descritos no item "Critérios de avaliação". Os avaliadores recomendarão a aceitação direta, aceitação com a solicitação de modificações obrigatórias ou a rejeição. Em caso de um empate, o artigo será enviado para um terceiro parecerista.
Cabe aos Editores a decisão final sobre a aceitação ou não do trabalho, com base nos pareceres emitidos pelos avaliadores.
A edição tem frequência semestral, sendo publicada nos meses de junho e novembro.

Normas a serem utilizadas

Deve ser observado estritamente o formato estabelecido pela NBR 6023 (2002) da ABNT para as referências. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.