O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Tipos de trabalhos aceitos para a publicação

São aceitos trabalhos nos seguintes formatos:
1. Artigos: Trabalhos originais que apresentem um desenvolvimento de pesquisa científica contendo a descrição do objeto de estudo, a fundamentação teórica, a metodologia científica, os resultados, as discussões e considerações finais. A Política desta seção é de: aberta a submissões; indexados; avaliado por pares.
2. Notas Técnicas: Trabalhos resultados de pesquisa e extensão considerados destaque na comunidade acadêmica. Devem ser apresentados os seguintes elementos: descrição do objeto de estudo, fundamentação teórica, metodologia científica, resultados e considerações finais. Este tipo de trabalho terá tratamento editorial especial sem entrar no fluxo normal da revista. A Política desta seção é de: aberta a submissões; indexados; avaliado por pares.
3. Dossiês: A Comissão Editorial poderá abrir chamadas para Dossiês temáticos. A Política desta seção é de: aberta a submissões; indexados; avaliado por pares.
4. Entrevistas: Entrevistas a personalidades e lideranças da comunidade acadêmica, tradicional indígena, sociedade, entre outros, cujo conteúdo seja importante para o debate acerca do desenvolvimento sustentável, tecnologias e inovação. A Política desta seção é de: aberta a submissões; indexados; não avaliado por pares.
5. Resenhas: Possibilita a publicação de apresentações e descrições de livros lançados no máximo há três anos. A Política desta seção é de: aberta a submissões; indexados; não avaliado por pares.

 

Critérios de avaliação

Ineditismo, qualidade teórica, qualidade metodológica, apresentação de resultados, atualidade das referências, suficiência argumentativa, clareza do texto, correção gramatical e de normalização, concordância com as linhas editoriais da revista.
Mais especificamente, o artigo deve atender aos seguintes critérios:
1. Contribuição e relevância técnico-científico para a área e a atualidade do conteúdo apresentado;
2. Coerência e alinhamento lógico entre objetivos, desenvolvimento teórico, objeto, resultados discussão e considerações finais;
3. Clareza e qualidade da redação;
4. Adequação às normas de publicação da revista.
5.
Para verificação de plágio, o que é realizado na primeira fase de avaliação, é utilizado o software CopySpider.

Normas para submissão de publicações

1. Serão aceitos textos em português, espanhol ou inglês.
2. Se o artigo estiver em português ou espanhol, o título deve ser apresentado também em inglês, assim como o resumo e palavras-chave.
3. O resumo deve ter entre 150 a 200 palavras.
4. São adotadas no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave.
5. O artigo deve conter o mínimo de 15 páginas e o máximo de 25 páginas, escritas em fonte Times new Roman, tamanho 12, incluídos título, resumo e palavras chave, corpo do texto, tabelas, quadros e figuras e notas de rodapé; excluídas as referências.

6. A formatação de tabelas, quadros e figuras deverá seguir o formato ABNT.
7. As referências devem ser listadas ao final do texto em ordem alfabética e devem se restringir àquelas efetivamente citadas no artigo. Deve ser observado estritamente o formato estabelecido pela NBR 6023 (2002) da ABNT.
8. A afiliação, mini currículo e demais informações devem ser inseridas no formulário de metadados da revista.

Critérios adotados para seleção/avaliação dos artigos submetidos (avaliação por pares)

Os trabalhos submetidos serão avaliados pelos Editores em até 30 dias considerando o alinhamento ao foco e ao escopo da Revista, a estruturação do texto científico e a redação. Os trabalhos aprovados pelos Editores serão submetidos a avaliação por pares e serão encaminhados para, no mínimo, dois avaliadores colaboradores da revista que terão até 60 dias para avaliar e emitir o parecer.
A avaliação será feita pelo processo duplo-cego, no qual os pareceristas não têm acesso à identidade e afiliação do(s) autor(es) e vice-versa. A avaliação será feita levando em conta o conteúdo, a estruturação do texto e a redação e os critérios mais específicos descritos no item "Critérios de avaliação". Os avaliadores recomendarão a aceitação direta, aceitação com a solicitação de modificações obrigatórias ou a rejeição. Em caso de um empate, o artigo será enviado para um
terceiro parecerista.
Cabe aos Editores a decisão final sobre a aceitação ou não do trabalho, com base nos pareceres emitidos pelos avaliadores.
A edição tem frequência semestral, sendo publicada nos meses de junho e novembro.

Normas a serem utilizadas

Deve ser observado estritamente o formato estabelecido pela NBR 6023 (2002) da ABNT para as referências.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.