Experiência de ações de educação sobre o manejo adequado em casos de traumatismo orofacial para professores de escolas públicas
Palavras-chave:
Traumatismo Dentário, Docentes, Educação em SaúdeResumo
O objetivo deste trabalho é descrever atividades extensionistas de promoção de saúde sobre o manejo adequado em casos de traumatismo orofacial em crianças e adolescentes em ambiente escolar, realizadas com professores de escolas públicas. Este relato apresenta experiências acadêmicas de atividades educativas realizadas no período de 2021 a 2023, por discentes do curso de Odontologia da Universidade de Pernambuco (UPE), participantes do projeto de extensão universitária intitulado: “Educação em saúde bucal sobre traumatismo orofacial de crianças em ambiente escolar”. As atividades foram realizadas com professores e gestores de escolas públicas do município de Arcoverde-PE, as mesmas contaram com apresentação de slides, distribuição de folhetos educativos e de um momento para esclarecimento de dúvidas, sobre o manejo correto em casos de traumatismo dentário em crianças, com enfoque em avulsão dentária. Percebeu-se que grande parte dos professores participantes não tinham conhecimento prévio adequado sobre o assunto e ressalta-se a importância de educar o público leigo, em especial profissionais da educação, sobre o manejo adequado em casos de traumatismo orofacial pois essa situação de urgência odontológica acontece mais frequentemente com crianças e pode ocorrer em ambiente escolar, onde os professores serão os primeiros adultos que estarão em contato com a vítima e o conhecimento sobre o manejo correto da criança é de suma importância para um melhor prognóstico do(s) elemento(s) dental(is) e outros tecidos envolvidos(s). Além disso, as experiências proporcionadas pela extensão são importantes para a formação do discente universitário pois promovem uma interação entre o mesmo e a comunidade.
Palavras-chave: Traumatismo Dentário; Docentes; Educação em Saúde
Experience in education actions on the proper management of orofacial trauma cases for public school teachers
Abstract: This study aimed to describe health promotion activities regarding properly handling dental trauma in children and adolescents within a school environment conducted with public school teachers. This report presents academic experiences from educational activities carried out between 2021 and 2023 by students of Dentistry at the University of Pernambuco, participating in the university extension project titled "Oral Health Education on Dental Trauma in Children in a School Environment." Health education activities were conducted with teachers and school administrators in Arcoverde-PE (Brazil), involving slide presentations, distribution of educational leaflets, and a session to address doubts regarding correctly handling dental trauma in children, mainly focusing on dental avulsion. It was observed that many participating teachers lacked adequate prior knowledge of the subject. Educating the general public, especially educators, about proper handling of dental trauma cases is crucial, as this dental emergency commonly occurs in children and may happen within a school setting, where teachers are often the first adults to interact with the affected child. Knowledge of how to correctly manage the child and the affected tooth(s) is essential for improving the prognosis of the dental and associated tissues. Moreover, the experiences gained through this extension project are valuable for the professional development of university students, fostering interaction between them and the community and enhancing their skills and knowledge in the field of dentistry.
Keywords: Dental Trauma; Teachers; Health Education
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