Produtora júnior Café e Fita Crepe: Estudo de caso em cinema
DOI:
https://doi.org/10.29327/2303474.14.3-8Palavras-chave:
Audiovisual, Empresa júnior, Graduação, ArtesResumo
Este artigo desenvolve um estudo de caso sobre a criação e desafios dos primeiros anos de operação da Produtora Júnior Café e Fita Crepe do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina. Registrada como projeto de extensão e configurada no formato1 de associação sem fins lucrativos, nos moldes das empresas juniores regulamentadas pela Lei Federal 13.267, de 6 de abril de 2016, a Café e Fita Crepe é um experimento no sentido de ofertar, pelos alunos do curso, a realização de conteúdos com impacto social positivo à comunidade de Florianópolis. À luz da literatura sobre projetos de extensão universitária e empresas juniores, o artigo se debruça sobre as principais dificuldades de implantação e continuidade de uma ação deste tipo em uma graduação na área audiovisual de uma universidade pública. Os achados do estudo confirmam boa parte dos dados trazidos pela literatura, apontando a falta de engajamento de estudantes em projetos de extensão e a baixa maturidade profissional dos ingressantes em empresas juniores como alguns dos principais entraves para a consolidação deste tipo de iniciativa.
Palavras-chave: Audiovisual; Empresa júnior; Graduação, Artes
Junior producer “Café e Fita Crepe” (Coffee and Crepe Tape): A case study in cinema
Abstract: This article presents a case study on the creation and challenges faced during the early operation years of Café & Fita Crepe Junior Films Enterprise, part of the Cinema undergraduate at the Federal University of Santa Catarina. Registered as an extension project and configured as a non-profit association, following the guidelines of junior enterprises regulated by Federal Law 13,267, dated April 6, 2016, Café & Fita Crepe represents an experiment aimed at offering content creation with a positive social impact to the Florianópolis community (Santa Catarina State, Brazil), carried out by the students of the program. In light of the literature on university extension projects and junior companies, the article examines the main difficulties in implementing and continuing action of this type of initiative within a public university's audiovisual undergraduate program. The findings of the study confirm many of the insights provided by the literature, highlighting the lack of student engagement in extension projects and the limited professional maturity of junior enterprise participants as some of the main obstacles to the consolidation of this type of initiative.
Keywords: Audiovisual; Junior Enterprise; Undergraduate; Arts
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