PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÕES HOSPITALARES: EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO DE ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA A USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) DE UM HOSPITAL-ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.36661/2358-0399.2006v4i2.959Palabras clave:
Extensão Universitária, sistema único de saúde, ensino superiorResumen
Este artigo apresenta um projeto de extensão de enfermagem no controle de infecções hospitalares em um hospital-escola de Brasília/DF. Tem como pressupostos a interação entre ensino-pesquisa-extensão e a integração universidade-comunidade. Trata-se de um relato de experiência partindo das bases teóricas que subsidiaram a elaboração da proposta, seguida da descrição dos objetivos da ação extensionista e dos agentes de atuação, o cenário da prática, as etapas de operacionalização, o sistema de avaliação do projeto indicando seus componentes metodológicos e o financiamento da proposta. Os resultados nessa fase inicial de desenvolvimento do projeto apontam a necessidade de se avançar e de inovação das atividades de ação contínua de enfermagem na vigilância de infecções hospitalares. Assim, essa experiência integradora e interdisciplinar contribuiu para a formação do futuro profissional enfermeiro(a), abriu canais de interlocução para o enriquecimento recíproco e estreitou a relação entre trabalho acadêmico e assistência à saúde.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution 4.0 que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.