Educação Ambiental, Extensão Universitária e o desenvolvimento socioregional de Turvo, Paraná

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36661/2358-0399.2022v13n1.12344

Palabras clave:

Estações Ecológicas, Teoria Crítica, Social-Acadêmica

Resumen

A Educação Ambiental (EA) em Unidades de Conservação, além atuar na conservação de ambientes naturais, possui a capacidade de resgatar valores éticos e morais perdidos historicamente na relação sociedade/natureza. Quando essa atuação está aliada à Extensão Universitária, torna-se capaz de fomentar interações entre vários atores sociais, de modo a incentivar o engajamento e participação na resolução de problemáticas locais. Neste contexto, o presente manuscrito objetiva, por meio de um relato crítico de experiências, demonstrar como a articulação entre a EA Crítica e a Extensão Universitária Social-Acadêmica pode fomentar o desenvolvimento sociorregional do município de Turvo, Paraná, por meio do incentivo à conservação de suas Estações Ecológicas (ESECs) municipais. Foram realizadas quatro ações principais entre novembro de 2019 e abril de 2021, compreendendo: 1) diagnóstico socioambiental da comunidade do município; 2) curso de formação continuada para os professores de sua rede municipal; 3) reuniões com os gestores municipais e 4) elaboração de materiais socioeducativos a serem socializados com a comunidade. Consideramos que as ações extensionistas realizadas cumpriram sua função acadêmica, social e articuladora, pois proporcionaram a aproximação e sensibilização entre a comunidade escolar e a comunidade gestora do município em relação aos seus aspectos socioambientais, demonstrando que a necessidade de conservação das ESECs possui implicações sociais, econômicas, políticas e culturais.

Palavras-chave: Estações Ecológicas; Teoria Crítica; Social-Acadêmica

Environmental Education, University Extension Programs and the socio-regional development of Turvo, Paraná

Abstract: Environmental Education (EE) in Natural Parks, related to conservation actions of natural environments, can recover ethical and moral values historically lost in the society/nature relation. Moreover, when these actions are combined with University Extension, it could foster interactions between different social actors to encourage engagement and participation in solving local problems. Supported by a critical experience report, this paper aimed to demonstrate how the articulation between critical EE and Social-Academic University Extension can promote the social development of the local region called Turvo, Paraná (Brazil), by encouraging the conservation of its Natural Parks. In this context, four main actions were carried out between November 2019 and April 2021, comprising: 1) socio-environmental diagnosis of the municipality's community, 2) continuing education course for teachers in its municipal network; 3) meetings with municipal managers and 4) elaboration of socio-educational materials to be socialized with the community. We consider that the extension actions carried out fulfilled their academic, social and articulating function, as they provided the approximation and awareness between the school community and the municipal management community about its socio-environmental aspects, demonstrating that the need for conservation of Natural Parks has social, economic, political and cultural implications.

Keywords: Ecological Stations; Critical Theory; Social-Academic

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rhuann Carlo Viero Taques, Universidade Estadual do Centro-Oeste

    Biólogo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Membro do Comitê de Educação Ambiental da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

  • Mariane de Araújo, Universidade Estadual do Centro-Oeste

    Pós graduanda no programa de Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

  • Ana Lucia Suriani Affonso, Universidade Estadual do Centro-Oeste

    Professora Doutora do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

  • Adriana Massaê Kataoka, Universidade Estadual do Centro-Oeste

    Professora Doutora Coordenadora do Programa de Ensino de Ciências Naturais e Matemáticas da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Publicado

12-04-2022

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

TAQUES, Rhuann Carlo Viero; DE ARAÚJO, Mariane; AFFONSO, Ana Lucia Suriani; KATAOKA, Adriana Massaê. Educação Ambiental, Extensão Universitária e o desenvolvimento socioregional de Turvo, Paraná. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Brasil, v. 13, n. 1, p. 137–148, 2022. DOI: 10.36661/2358-0399.2022v13n1.12344. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12344. Acesso em: 19 mar. 2025.