Multiplicadores de conhecimento: Papel das ações de extensão junto a cuidadores de pessoas com deficiência

Autores/as

  • Sandy Borges Cardoso Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
  • Giulia Righetti Tuppini Vargas Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
  • Ana Carolina Alves Saraiva Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
  • Camila Silva Martins Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
  • Carolina Pereira Leão da Silva Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
  • Alethea Gatto Barschak Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
  • Lucila Ludmila Paula Gutierrez Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

DOI:

https://doi.org/10.36661/2358-0399.2022v13n1.12176

Palabras clave:

Ensino, Disseminação de informação, Educação em saúde

Resumen

Para que ocorra a extensão universitária é necessário elencar uma população-alvo para dirigirem-se as ações extensionistas. No entanto, estas ações tendem a se estender para além da comunidade, por ação de formação de multiplicadores de conhecimento na própria população atendida. O objetivo deste estudo é fazer um relato de experiência da contribuição de ações de extensão para além do público-alvo quando se trabalha temas relacionados à saúde como o uso de plantas e chás medicinais e a Hipertensão Arterial Sistêmica junto a cuidadores de Pessoas com Deficiência (PcD). Este projeto de extensão atuou junto a quinze cuidadoras de pessoas com deficiência a partir de temas sugeridos por elas. Na atividade sobre plantas e chás medicinais as metodologias utilizadas foram caixa de mitos e verdades, roda de conversa, jogo de bingo e distribuição de fôlderes. Para a atividade sobre hipertensão utilizou-se “tempestade de ideias”, aferição da pressão arterial e distribuição de fôlderes. Essas ações foram realizadas em 3 encontros entre março e maio de 2019. Como resultado, tivemos a participação de 11 a 16 cuidadoras (sendo uma participante ocasional) e 2 a 3 funcionárias da Instituição parceira nos encontros. Observou-se que as metodologias ativas empregadas foram importantes para o aprendizado e fixação dos conteúdos abordados segundo as falas das próprias cuidadoras. As ações possibilitaram que os saberes construídos fossem compartilhados com amigos e familiares das participantes, caracterizando a contribuição do projeto para formação de multiplicadores do conhecimento.

Palavras-chave: Ensino; Disseminação de informação; Educação em saúde

Knowledge multipliers: Role of extension actions with caregivers of people with disabilities

Abstract: For the university extension to occur, it is necessary to establish a target population to which extension actions will be directed. However, these actions tend to spread beyond the community by forming knowledge multipliers in the served population. This study aimed to report the experience of the contribution of extension actions beyond the target audience when working on health-related topics such as the use of medicinal plants and teas and Systemic Arterial Hypertension with caregivers of People with Disabilities (PwD). This extension project worked with fifteen caregivers of PwD based on themes suggested by them. In the medicinal plants and teas activity, the methodologies used were the box of myths and truths, conversation wheel, bingo game, and distribution of folders. For the activity on hypertension, we used "brainstorm," blood pressure measurement, and distribution of folders. These actions were carried out in 3 meetings between March and May 2019. As a result, 11 to 16 caregivers (one casual) and 2 to 3 employees from the partner institution participate in the meetings. It was observed that the active methodologies used were important for learning and fixing the contents addressed, according to the words of the caregivers themselves. The actions allowed the caregivers to share what they learned, taking this knowledge to friends and family, as well as the employees of the partner institution who participated, characterizing the contribution of the project beyond the target audience.

Keywords: Teaching; Information Dissemination; Health education

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Biografía del autor/a

  • Lucila Ludmila Paula Gutierrez, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

    graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), graduação em Bioquímica em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professora de Magistério Superior na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia de Órgãos e Sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: fisiologia e biologia experimental, estresse celular no sistema cardiovascular e Prostaglandinas ciclopentenônicas: potencial terapêutico por citoproteção e redirecionamento do metabolismo lipídico

Publicado

04-03-2022

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

CARDOSO, Sandy Borges; VARGAS, Giulia Righetti Tuppini; SARAIVA, Ana Carolina Alves; MARTINS, Camila Silva; DA SILVA, Carolina Pereira Leão; BARSCHAK, Alethea Gatto; GUTIERREZ, Lucila Ludmila Paula. Multiplicadores de conhecimento: Papel das ações de extensão junto a cuidadores de pessoas com deficiência. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Brasil, v. 13, n. 1, p. 13–25, 2022. DOI: 10.36661/2358-0399.2022v13n1.12176. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12176. Acesso em: 18 mar. 2025.