Práxis e curricularização da extensão universitária na Educação Física

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36661/2358-0399.2022v13n1.12472

Keywords:

Curriculum, Higher Education, Initial Training, Learning

Abstract

A práxis é uma ação reflexiva que pode contribuir com uma formação voltada para a transformação da realidade, incluindo a extensão universitária, recentemente curricularizada no Brasil. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi analisar a construção da práxis nos projetos de extensão universitária de um curso de Educação Física e refletir sobre esses elementos formativos para a curricularização. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, envolveu 14 profissionais de Educação Física e utilizou o questionário e a entrevista como instrumentos de coleta. Constatamos a construção da práxis nas aprendizagens vinculadas a: construir a prática pedagógica; relacionar teoria com a prática; lidar com diversos públicos; ter segurança; articular o ensino, a pesquisa e a extensão; produzir, refletir e analisar criticamente o conhecimento. Não obstante, identificamos desafios para a curricularização da extensão universitária como: superação da dicotomia entre teoria e prática na Educação Física; efetiva realização da articulação entre ensino, pesquisa e extensão no ensino superior; construção de currículos com espaços e dinâmicas que proporcionem uma ação integral e integradora para a formação dos graduandos em Educação Física; melhorias materiais, estruturais e de financiamento nas universidades; formação contínua dos docentes; reorganização do trabalho do professor universitário no acompanhamento individual/coletivo dos graduandos nesse processo de curricularização. Tais apontamentos revelam elementos essenciais para a construção da práxis e a estruturação da curricularização da extensão universitária no ensino superior, em especial, nos cursos de Educação Física, bem como, para a ampliação das discussões sobre a temática.

Palavras-chave: : Currículo; Ensino Superior; Formação Inicial; Aprendizagem

Praxis and curriculumization of university extension in physical education

Abstract: Praxis is a reflexive action that can contribute to an education focusing on transforming the reality, including university extension, recently included in the curriculum in Brazil. Thus, this research aims to analyze the construction of praxis in university extension projects of a Physical Education course and reflect on these formative elements for curriculumization. The research, qualitative and exploratory, involved 14 Physical Education professionals and used a questionnaire and an interview as collection tools. We noted the construction of praxis in the learning related to building pedagogical practice; relating theory to practice; dealing with different publics; having confidence; articulating teaching, research and extension; producing, reflecting, and critically analyzing knowledge. However, we identified challenges for the curriculumization of university extension such as: overcoming the dichotomy between theory and practice in Physical Education; effective fulfillment of the articulation between teaching, research, and extension in higher education; designing curricula with spaces and dynamics that provide a comprehensive and integrative action for the training of undergraduate students in Physical Education; material, structural and funding improvements in universities; continuing education for faculty; reorganization of the professor's work in the individual/collective monitoring of students in this curriculumization process. Such notes reveal essential elements for the construction of praxis and the structuring of curriculumization of university extension in higher education, especially in Physical Education courses, as well as for the expansion of discussions on the subject.

Keywords: Curriculum; Higher Education; Initial Training; Learning

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Author Biographies

  • Joice Mayumi Nozaki, Prefeitura de Ribeirão Preto

    Docente de Educação Física (Educação Infantil) na Prefeitura de Ribeirão Preto. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Abordagens Táticas nos Esportes Coletivos (NEPATEC). Especialista em Educação Física Escolar pela FMU/SP. Mestre em Ciências da Motricidade pela UNESP/Rio Claro.

  • Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Bauru-SP)

    Docente do Departamento de Educação Física, credenciada nos Programas de Pós-graduação em Docência para a Educação Básica e ProEF - Rede Nacional, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Históricas, Socioculturais e Pedagógicas da Educação Física, pela Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista - “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP, campus universitário de Bauru.

  • Lílian Aparecida Ferreira, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Bauru-SP)

    Docente do curso de graduação em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da UNESP/Bauru. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Abordagens Táticas nos Esportes Coletivos (NEPATEC). Membro da Associação Internacional de Praxiologia Motriz.

Published

04-03-2022

Issue

Section

Articles

How to Cite

NOZAKI, Joice Mayumi; HUNGER, Dagmar Aparecida Cynthia França; FERREIRA, Lílian Aparecida. Práxis e curricularização da extensão universitária na Educação Física. Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária), Brasil, v. 13, n. 1, p. 1–11, 2022. DOI: 10.36661/2358-0399.2022v13n1.12472. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12472. Acesso em: 19 mar. 2025.