UMA EXPERIÊNCIA DE PROTAGONISMO JUVENIL EM EDUCAÇÃO NUTRICIONAL: PROJETO COMER BEM É "RADIKCAL": BUSCANDO UMA MELHOR CONVIVÊNCIA ENTRE NUTRIÇÃO E ADOLESCÊNCIA

  • Bruna Bronhara Universidade de São Paulo - USP
  • Cristina Nocack Amaral Pereira Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL
  • Valéria Cristina Ribeiro Vieira Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL
Palavras-chave: Extensão Universitária

Resumo

A adolescência é uma fase de transformações profundas no corpo, mente e forma de relacionamento social, ocorrendo a cristalização de comportamentos que irão determinar a vida futura dos indivíduos. Considerando a negação da doença por parte dos adolescentes e o papel decisivo das influências ambientais sobre o seu estilo de vida e práticas alimentares, os paradigmas relacionadas à saúde desse grupo devem ser voltados par a promoção da saúde, sendo os próprios adolescentes os agentes promotores de saúde. Objetivo: utilizar a força transformadora da adolescência na promoção de hábitos alimentares saudáveis. Metodologia: realizaram-se encontros no SESI e na Universidade Federal de Alfenas, envolvendo adolescentes de 10 a 19 anos e priorizando atividades lúdicas e dinâmicas. O projeto foi construído e re-construído em conjunto com os adolescentes, sob a premissa do protagonismo juvenil. Resultados: o desenvolvimento das atividades, com participação ativa dos adolescentes, confirmou o que a literatura coloca em relação ao protagonismo juvenil. Tal metodologia foi aprovada pelos participantes, que demonstraaram interesse e empoderamento em relação à temática Saúde-Nutrição. Conclusão: evidenciou-se a importância de se trabalhar a Educação Nutricional com os adolescentes, valorizando sua autonomia e assumindo-os como parceiros na disseminação de concepções e práticas saudáveis, junto aos seus pares.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
01-12-2006
Como Citar
BRONHARA, B.; PEREIRA, C.; VIEIRA, V. C. UMA EXPERIÊNCIA DE PROTAGONISMO JUVENIL EM EDUCAÇÃO NUTRICIONAL: PROJETO COMER BEM É "RADIKCAL": BUSCANDO UMA MELHOR CONVIVÊNCIA ENTRE NUTRIÇÃO E ADOLESCÊNCIA. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 4, n. 2, p. 58-66, 1 dez. 2006.
Seção
Artigos