UMA EXPERIÊNCIA DE PROTAGONISMO JUVENIL EM EDUCAÇÃO NUTRICIONAL: PROJETO COMER BEM É "RADIKCAL": BUSCANDO UMA MELHOR CONVIVÊNCIA ENTRE NUTRIÇÃO E ADOLESCÊNCIA
Resumo
A adolescência é uma fase de transformações profundas no corpo, mente e forma de relacionamento social, ocorrendo a cristalização de comportamentos que irão determinar a vida futura dos indivíduos. Considerando a negação da doença por parte dos adolescentes e o papel decisivo das influências ambientais sobre o seu estilo de vida e práticas alimentares, os paradigmas relacionadas à saúde desse grupo devem ser voltados par a promoção da saúde, sendo os próprios adolescentes os agentes promotores de saúde. Objetivo: utilizar a força transformadora da adolescência na promoção de hábitos alimentares saudáveis. Metodologia: realizaram-se encontros no SESI e na Universidade Federal de Alfenas, envolvendo adolescentes de 10 a 19 anos e priorizando atividades lúdicas e dinâmicas. O projeto foi construído e re-construído em conjunto com os adolescentes, sob a premissa do protagonismo juvenil. Resultados: o desenvolvimento das atividades, com participação ativa dos adolescentes, confirmou o que a literatura coloca em relação ao protagonismo juvenil. Tal metodologia foi aprovada pelos participantes, que demonstraaram interesse e empoderamento em relação à temática Saúde-Nutrição. Conclusão: evidenciou-se a importância de se trabalhar a Educação Nutricional com os adolescentes, valorizando sua autonomia e assumindo-os como parceiros na disseminação de concepções e práticas saudáveis, junto aos seus pares.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).